TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Identificação de Carboidratos

Por:   •  4/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 9

RELATORIO DE AULA PRATICA EM LABORATORIO

- Identificação de carboidratos

- Extração de DNA da cebola

- Pesquisa qualitativa dos constituintes químicos do leite

Discentes: Bruno Oliveira Marques

Douglas Vieira

Fernando Ferreira Faria

Jessica Machado Oliveira

Rogerio Gomes

ITUIUTABA-MG

JULHO / 2018

Bruno Oliveira Marques

Douglas Vieira

Fernando Ferreira Faria

Jessica Machado Oliveira

Rogerio Gomes

RELATORIO DE AULA PRATICA EM LABORATORIO

- Identificação de carboidrato

- Extração de DNA da cebola

- Pesquisa qualitativa dos constituintes químicos do leite

[pic 1]

ITUIUTABA

JULHO/2018

SUMÁRIO

I - INTRODUÇÃO        4

I.I Carboidrato         4

I.II DNA         4

I.III Leite         5

II - OBJETIVO        5

III - DESCRIÇÃO        6

III.I Identificação do carboidrato         6

III.II Extração do DNA         6

III.III Identificação qualitativa dos constituintes químicos do leite        6

IV - MATERIAL E METODOS        7

V - PROCEDIMENTOS        7

V.I Identificação do carboidrato        7

V.II Extração do DNA da cebola        8

V.III Pesquisa qualitativa dos constituintes químicos do leite         9

VI – CONCLUSÃO        10

VI.I Identificação de carboidrato        10

VI.II Extração do DNA da cebola        10

VI.III Pesquisa qualitativa dos constituintes químicos do leite        11

REFERÊNCIAS        12

I INTRODUÇÃO

I.I Carboidratos

Os carboidratos (hidratos de carbono) são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Muitas vezes são chamados de açúcares ou sacarídeos e são definidos pela sua composição química característica: carbono, hidrogênio e oxigênio, embora algumas vezes possam apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre em suas moléculas (NEVES, 2018).

Duas principais funções são relacionadas aos carboidratos. A primeira é a energética, em que as moléculas são convertidas em energia para os trabalhos celulares, armazenada em nosso organismo sob a forma de ATP. O carboidrato pode ser armazenado para posterior utilização. Nas plantas este processo ocorre nos amiloplastos e a forma armazenada é o amido. Já nos animais armazena-se o glicogênio no fígado e nos músculos.

I.II DNA

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico que se relaciona com a hereditariedade, pois apresenta informações genéticas de cada indivíduo e garante sua transmissão.

Ele foi descoberto no século XIX por Johann Friedrich Miescher, mas a estrutura dessa molécula só foi anunciada por James D. Watson e Francis H. Crick, em 1953, na revista Nature.

O modelo proposto por Watson e Crick descreve o DNA como uma molécula constituída por dois longos filamentos que estão enrolados e formam uma estrutura semelhante a uma espiral. O modelo por eles proposto é chamado de dupla-hélice (ALEIXO, 2018)

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico essencial para a transmissão das nossas características para nossos descendentes. É ele que determina o fenótipo dos indivíduos. Nos organismos eucariotos, essa molécula está armazenada no núcleo, onde está organizada em cromossomos, e também nas mitocôndrias.

O DNA é formado por vários nucleotídeos ligados uns aos outros por ligações fosfodiéster estabelecidas entre o açúcar de um nucleotídeo e o fosfato do outro. A constituição básica do DNA: um açúcar pentose, uma base nitrogenada e um radical fosfato (FERREIRA, 2018).

I.III Leite

O leite é uma das melhores fontes de cálcio disponível. Por isso, este alimento é essencial para a saúde dos ossos e dentes e seu consumo irá prevenir a osteoporose. Além disso, a bebida pode contribuir para a perda de peso, proporcionar bem-estar e ainda prevenir o diabetes tipo 2. O alimento é um aliado de quem pratica exercícios e é especialmente necessário na infância e adolescência, mas importante até a terceira idade. (VIANA, 2018)

Por esse motivo, o estudo da química do leite assumiu grande importância para a garantia de qualidade desse produto e contribui decisivamente no desenvolvimento de novos produtos em laticínios.

O leite bovino é um fluido complexo que contém água, lipídeos, proteínas, carboidratos e sais minerais. A água pode ser encontrada livre ou ligada quimicamente a outros componentes como proteínas, lactose e substâncias minerais (CISTERNAS, J.R.; VARGA, J.; MONTE, O., 2001).

A composição média do leite em termos percentuais é a seguinte: água 85,8; lactose 4,9; gordura 3,9; proteínas 3,5; e sais 0,9. Assim, infere-se que 1 litro de leite fornece 35 gramas de proteína, 39 g de gorduras, 49 g de lactose e 9 g de sais (MAGARIDO et al, 2004).

A lactose, componente exclusivo do leite, é responsável pela melhor absorção do Cálcio e Fósforo, reduzindo a necessidade de ingestão de vitamina D, presente em outros alimentos e/ou na forma sintética, além de contribuir para a firmeza da musculatura infantil.

As gorduras contêm ácidos graxos, essenciais ao organismo e atuam na absorção das vitaminas lipossolúveis.

II OBJETIVO

Identificação de carboidratos

Extrair o DNA da cebola (Allium cepa)

Pesquisa qualitativa dos constituintes químicos do leite

III DESCRIÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (431.3 Kb)   docx (287.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com