A Lei da Conservação da Matéria
Por: Karolgeorgette • 12/3/2017 • Projeto de pesquisa • 5.830 Palavras (24 Páginas) • 298 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC TRAJANO CAMARGO
KAROLINE GOMES GEORGETTE MARIANE GUIDETTI ANDRIETTA THAWANA DOS SANTOS FLORÊNCIO
ANTOINE LAURENT DE LAVOISIER: O PESO DA CIÊNCIA
ORIENTADORA PATRICIA PASCON SOUTO TANCREDO
COORIENTADORA GISLAINE APAREDCIDA BARANA DELBIANCO
#979
LIMEIRA-SP 2016
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC TRAJANO CAMARGO
1º ETIM QUÍMICA
KAROLINE GOMES GEORGETTE MARIANE GUIDETTI ANDRIETTA THAWANA DOS SANTOS FLORÊNCIO
ANTOINE LAURENT DE LAVOISIER: O PESO DA CIÊNCIA
Trabalho Parcial de Curso apresentado ao Curso Técnico em Química da Etec Trajano Camargo, orientado pela Professora Gislaine Ap. Barana Delbianco e coorientado pela professora Patrícia Souto Pascon Tancredo.
LIMEIRA- SP
2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA 3
- OBJETIVO 5
- Objetivo Geral 5
- Objetivo Específico 5
- INTRODUÇÃO TEÓRICA 6
- Cronologia 6
- Lei da Conservação da Matéria 8
- Teoria do Flogísto 8
- Descobertas e Invenções 10
- Oxigênio 10
- Nitrogênio 10
- Experimentação: Indicador de pH com repolho roxo 11
- Experimentação: Garrafa Azul 12
- Reação de Nitrato de chumbo e iodeto de potássio 15
- Reação de sulfato de cobre e hidróxido de sódio 16
- METODOLOGIA 17
- Fluxograma de Trabalho 18
- DISCUSSÃO DE RESULTADOS 19
- CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESUMO
Muitos estudantes brasileiros acreditam que a ciência está presente apenas dentro das salas de aula sem aplicações práticas. Infelizmente, isso ocorre por falta de estímulos que ocasionam no desinteresse por parte dos alunos, ainda jovens, sobre as ciências, em especial, as exatas. Através dessa percepção, o objetivo do trabalho é ressaltar para a sociedade a verdadeira importância da ciência no nosso cotidiano, em especial a química. Para isso, fizemos estudos com base na vida e descobertas de Antoine Laurent de Lavoisier, considerado o pai da química moderna para levar a crianças, ressaltando a importância do mesmo. Realizamos visitas técnicas em escolas de ensino fundamental, com o intuito de levar a ciência de forma lúdica, através de palestras e experimentos, para que os mesmos despertassem o interesse e a curiosidade das crianças e ainda, mostrassem a elas como a ciência pode ser divertida se você olhá-la com outros olhos. Comprovado tal tese, desenvolveu-se uma balança-sensitiva com o intuito de integrar crianças entre 8 a 10 anos sem e com deficiência visual explorando, desse modo, outros sentidos e percepções do público alvo, no caso, o tato.
Palavras-chave: ciência, sociedade e balança-sensitiva.
INTRODUÇÃO e JUSTIFICATIVA
O projeto interdisciplinar busca levar conhecimento a crianças com uma faixa etária entre 8 a 10 anos e destaca-se no quesito conhecimento cientifico e sociedade, porém como ressalta a Professora de Comunicação e Arte da USP Marilda Lara (2014), o produtor de conteúdo não tem controle exercido sobre o que é disponibilizado, ou seja, o mesmo não tem garantia de que o receptor entenda totalmente o que lhe é passado.
No que diz respeito ao ensino de Ciências Exatas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é preciso tecer algumas considerações. Geralmente, os professores manifestam insegurança para desenvolver conteúdos dessa área, porque a aprendizagem de saberes disciplinares específicos não é priorizada nos cursos de formação inicial. Mesmo que a abordagem desses temas, nesse nível de ensino, deva ocorrer em uma perspectiva transdisciplinar, integradora, a partir de temas estruturantes, o professor precisa conhecer os conceitos básicos que vai desenvolver em sua prática docente. A construção e a práxis da docência pressupõe a integração de saberes de diferentes naturezas (TARDIF, 2008; AMARAL, 2010).
Nos dias atuais, o desinteresse por ciências exatas, muitas vezes, iniciado durante o começo da vida acadêmica é incitado por pré-conceitos que a sociedade impõe e, transpassado até o Ensino Médio, onde a situação se agrava. Provavelmente, tal aspecto esteja diretamente ligado à forma como se é ensinado e o tempo para execução. Tomemos por exemplo, a química.
Para o matemático Oscar Porto (2014) é enorme a importância da matemática nos processos industriais dos mais variados setores, bem como para a vida pessoal dos indivíduos. “Uma pessoa que aprende matemática, independentemente do trabalho que exerça, adquire capacidade de raciocínio e outras características que facilitarão sua vida”, considera.
Porto destaca que a matemática é a base de setores ligados à inovação, como a tecnologia. Apesar de seu imenso potencial e de sua extrema importância, a Matemática, bem como a Física e a Química, está entre as disciplinas mais temidas pelos alunos. O grau de dificuldade dos conteúdos acaba gerando falta de interesse, que, por sua vez, resulta no baixo nível de aprendizado. Na opinião de Porto, a forma de ensinar pode estar entre as causas desse cenário desanimador.
“A matemática pode ser ensinada de maneira menos careta e de forma mais lúdica e muito mais divertida”, considera o matemático. Ele sugere que conteúdos como a Teoria dos Grafos e o Teorema das quatro Cores podem ser explorados de maneiras que permitam à
...