A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE PIERRE BOURDIEU: LIMITES E CONTRIBUIÇÕES
Por: Laryssa Tássyla • 16/11/2022 • Relatório de pesquisa • 927 Palavras (4 Páginas) • 139 Visualizações
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO
MARANHÃO – IFMA CAMPUS AÇAILÂNDIA
Curso: Química II
Disciplina: Sociologia da educação
Professor: Roberto Barreto Marques
Aluno (a): Laryssa Tassyla vieira sousa
A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE PIERRE BOURDIEU:
LIMITES E CONTRIBUIÇÕES
NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educ. Soc., Campinas , v. 23, n. 78, p. 15-35, Apr. 2002
Cláudio Marques Martins Nogueira
Possui graduação em Ciências Sociais (1992) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Possui doutorado em Educação por essa mesma instituição (2004), com doutorado sanduíche com o professor Dr. Bernard Lahire, na Ècole Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines de Lyon. Realizou pós-doutorado (2012/2013) na FLACSO/Argentina, com a professora Guillermina Tiramonti, e no IESP-UERJ, com o professor Frederic Vandenberghe. É professor associado de Sociologia da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Observatório Sociológico Família-escola, OSFE. Atua principalmente com os seguintes temas: trajetórias escolares, relação família-escola, ensino superior, escolha dos estudos superiores, escolha da carreira docente, teoria sociológica, sociologia de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire.
Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André (1973) e em Ciências da Educação pela Universidade de Paris V (1975). Possui doutorado em Educação pela Universidade de Paris V (1986). Realizou dois estágios de pós-doutorado: na Universidade de Paris V/CNRS (1996) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2006). É Professora-Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também é coordenadora do OSFE (Observatório Sociológico Família-Escola). Em 2000, foi professora visitante convidada na Universidade de Lille III, na França. Foi coordenadora do GT Sociologia da Educação da Anped. Coordena o GT Educação e Sociedade da Sociedade Brasileira de Sociologia, desde 2004. É coordenadora da coleção Ciências Sociais da Educação da Editora Vozes e participa do conselho editorial dos seguintes periódicos: Educação e Sociedade (CEDES), Educação e Realidade (UFRGS), Fórum Sociológico (Universidade Nova de Lisboa), Revista de la Asociación de Sociologia de la Educación - ASE (Espanha), Sociologia On Line - Revista da Associação Portuguesa de Sociologia. Foi organizadora do I e do II Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação (2008 e 2010). Foi membro do CA-Educação do CNPq (2009-2013). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1988. Suas pesquisas focalizam as relações família-escola em diferentes meios sociais, em particular entre as classes médias e as elites, bem como as trajetórias escolares dos jovens pertencentes a esses meios sociais.
O artigo trás como sua finalidade, a contribuição de estudo sensato sobre as obras de Pierre Bourdieu, primeiramente enfatiza as contribuições do autor sobre o tema de seus trabalhos. Depois começa a demonstrar algumas limitações sobre sua teoria.
No trabalho existe duas partes consideradas como principais, a primeira é considerada as análises e pensamentos de Pierre, que está relacionada ao conteúdo da constituição diferenciada dos atores segundo sua origem social e familiar, e o efeito dessa criação diferenciada para suas atitudes escolares e também para seu comportamento em ambiente escolar.
...