TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE PIERRE BOURDIEU: LIMITES E CONTRIBUIÇÕES

Por:   •  18/6/2018  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Nayara Ferreira Braga

Turma: 3° Período, Pedagogia

Resenha Texto 1

O autor Carlos Benedito Martins procura mostrar de forma geral e objetiva o contexto histórico, o surgimento, a formação e o desenvolvimento da sociologia. Ele procura mostrar que a sociologia como ciência tensa e contraditória sempre deu ênfase para diversas interpretações. Para algumas pessoas a sociologia é uma arma bem poderosa a serviço da classe dominante, para outros já serve como um embasamento teórico. Tratar a sociologia como um resultado da compreensão de situações sociais novas provocadas pela sociedade capitalista. Ele nos adverte que a sociologia sempre foi maior que reflexões e teorias acerca da sociedade moderna. Esta ciência sempre teve aspirações e intenções praticas, desejando interferir nos rumos de nossa civilização.  A sociedade capitalista, e os principais interesses econômicos e políticos que a constituem, sempre foram inspiração na formação do pensamento sociológico.

O autor procura discutir e analisar os fatos em até que ponto a sociologia compromete em analisar os fatos na sociedade em que é medida seus conceitos e teorias são responsáveis em manter ou alterar as relações de poder e denominação existentes na sociedade.

A gente percebe como o livro é bastante fluente e nos faz enxergar como a sociologia nos leva a pensar e refletir. Ele nos traz preciosas informações nas quais o leitor poderá encontrar de maneira clara e rápida reflexões sobre o papel da sociologia e da ciência como fenômenos sociais.

E no pensamento socialista que mais tarde se buscará o embasamento, para por em pratica suas lutas na sociedade de classes. A partir desse momento a sociologia se vincula ao socialismo, e a nova teoria critica da sociedade passa a estar ao lado dos interesses da classe batalhadora.

Vimos que a sociologia ela sempre foi mais que, uma mera tentativa de reflexão sobre a moderna sociedade. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas um desejo de interferir no rumo desta civilização, tanto para mandar, como parar alterar os fundamentos da sociedade que a impulsionaram e a tornaram possível.  A sociologia encontrou na teoria social elaborada por Marx e Engles um rico legado de temas para posteriores pesquisas. Forneceram uma importante contribuição para a analise da ideologia, para a compreensão das relações entre classes sociais para o entendimento da natureza e das funções do estado para a questão da alienação. De considerável valor , deve ser destacado o legado que deixaram as ciências sócias ,ou seja a aplicação do materialismo dialético ao estudo dos fenômenos

Concluo através deste livro que a sociologia ela é um meio de informações nas quais nos leva a ter grandes reflexões e pensamentos. E por meio dela vimos grandes autores historiadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com