A Termoquímica (Licenciatura em ensino de Química)
Por: CAPAINA BENCILARIO ANDRE F • 23/4/2020 • Trabalho acadêmico • 2.608 Palavras (11 Páginas) • 152 Visualizações
Neves Júlio Manjor Sabão Termoquímica (Licenciatura em ensino de Química) Universidade Rovuma Extensão de Niassa 2020 |
Neves Júlio Manjor Sabão
Termoquímica
(Licenciatura em ensino de Química)
Trabalho Referente à cadeira de Química física I a ser entregue no Departamento de Ciências Naturais e Matemática, para fins avaliativos. Sob orientações do MSc; Estevão Clável
Universidade Rovuma
Extensão de Niassa
2020
Índice
1. Introdução 3
1.1. Objectivos 3
1.1.2. Objectivo geral 3
1.2. Objectivo específico 3
2. Metodologia 3
3. Aplicação da primeira lei da termodinâmica nos gases ideais e reais 4
4. Fator de compressibilidade 5
4.1. Termoquímica 5
4.2. Transformações físicas 5
4.3. Entalpia de vaporização 5
5. Entalpia de fusão 6
5.1. Entalpia de solidificação 6
5.2. Entalpia de sublimação 6
5.3. Entalpias de reação 6
6. Entalpias-padrão de reação 7
6.1. Entalpias de reação: lei de Hess 7
7. As entalpias-padrão de formação 8
8. Entalpia de ligação 9
9. Conclusão 10
10. Bibliografia 11
Introdução
A termodinâmica estuda as trocas de energia envolvidas nas transformações físicas e químicas, por isso, conhecer as leis que regem a termodinâmica é muito importante, pois a energia é utilizada pelo homem desde os primórdios da civilização. O desenvolvimento da termodinâmica ocorreu em virtude de tornar as máquinas a vapor mais eficientes, entretanto, os estudiosos da época perceberam que sua aplicação seria válida para explicar também as transformações químicas. A primeira Lei da Termodinâmica diz: a energia interna de um sistema isolado é constante. E a energia interna é uma função de estado. Uma reação ocorre em ambiente fechado e com volume constante em uma bomba calorimétrica. Entretanto, a maioria das reações químicas se processam em recipientes abertos, ou seja, expostas a pressão atmosférica e, portanto, apresentam pressão constante (± 1 atm). A entalpia de um sistema, à pressão constante, aumenta com a elevação da temperatura e é sempre maior que a energia interna, essa diferença tende a ser maior com o aumento da temperatura. Para relacionar ΔH com ΔT, leva-se em conta que ΔH = q, juntamente com a capacidade calorífica C (lembrando que q = Cp ΔT), ambas a pressão constante e considerando Cp constante na faixa de temperatura desejada, logo.
Objectivos
1.1.2. Objectivo geral
- Compreender a aplicação dos gases ideais e reais em termodinâmica
Objectivo específico
- Descrever os tipos de entalpia e suas propriedades
Metodologia
A metodologia usada para a realização do presente trabalho, foi a consulta bibliográfica, que resultou na consulta de várias obras e irá obedecer a seguinte estrutura: Introdução, desenvolvimento onde abordar-se-ão aspectos ligados ao tema.
Aplicação da primeira lei da termodinâmica nos gases ideais e reais
A primeira lei da termodinâmica nada mais é do que uma interpretação termodinâmica do princípio de conservação de energia: a soma do calor e do trabalho definirá a variação da energia interna do sistema. Os gases perfeitos são aqueles que obedecem rigorosamente às leis e teoria cinética dos gases e, os gases reais não obedecem rigorosamente a essas leis e a teoria cinética dos gases. (ATKINS,2001).
...