A química Analítica é a Ciência que Estuda a Teoria
Por: Bruno Windson Oliveira • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.582 Palavras (7 Páginas) • 449 Visualizações
Sumário ------------------------------------------------------------------------------------------------------Pág.
- Introdução ------------------------------------------------------------------------------------------- 2
- Objetivo ----------------------------------------------------------------------------------------------- 2
- Materiais e Reagentes Utilizados------------------------------------------------------------- 2
- Procedimentos ------------------------------------------------------------------------------------- 3
- Resultados Obtidos ------------------------------------------------------------------------------ 4
- Questões --------------------------------------------------------------------------------------------- 5
- Conclusões ------------------------------------------------------------------------------------------ 7
- Referências Bibliográficas --------------------------------------------------------------------- 8
- INTRODUÇÃO
A química analítica é a ciência que estuda a teoria e os princípios dos métodos de analises químicos que nos permitem determinar a composição da substância ou da mistura. Pode ser dividida em química Quantitativa, a que estabelece a proporção entre os elementos e os íons e a química qualitativa que identifica os elemento ou íons de uma substancia.
Para análises qualitativas os cátions podem ser classificados em 5 grupos, levando em consideração o modo com que estes reagem com alguns reagentes seletivos, principalmente pela formação ou não de precipitados. A classificação mais comum está relacionada com a diferença de solubilidade de seus cloretos, sulfetos, hidróxidos e carbonatos. O primeiro grupo (grupo da prata) constituído pelos cátions: Ag+, Hg22+e Pb2+, é conhecido como grupo do cloreto insolúvel e tem como reativo o ácido clorídrico diluído.
A separação destes cátions é de grande importância para a indústria, como exemplos têm: a prata, utilizada para fabricação de joias, aparelhos elétricos e moedas, o chumbo, utilizado na fabricação de tinta, e o mercúrio, utilizado na fabricação de espelhos.
Os cátions do grupo I (Prata, Chumbo e Mercúrio), ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificado em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração.
- OBJETIVO
Comprovar se há presença dos cátions do primeiro grupo de Vogel em uma determinada solução, através de análises qualitativas e sistemáticas, identificando através da reação de precipitação. Esses cátions do primeiro grupo são: Ag+, Hg22+, Pb2+.
- MATERIAS E REAGENTES UTILIZADOS
- Estantes para tubos de ensaio
- Tubos de ensaio
- Pipeta graduada
- Becher de 50 mL
- Manta aquecedora
- Funil
- Papel de filtro
- Suporte Universal
- Argola para funil
- Solução contendo os cátions do grupo I de Vogel
- HCl 6 mol/L
- KI 1mol/L
- NH4OH 6 mol/L
- K2CrO4
- Conta gotas
4. PROCEDIMENTOS
- Lavaram-se as vidrarias citadas conforme o procedimento padrão e logo após estas foram dispostas para uso. No suporte universal colocou-se a argola e o funil raiado nesta, e no funil colocou-se o papel de filtro.
- No tudo de ensaio com 1 mL da solução dos cátions que fora disposta, colocou-se 20 gotas de HCl 6mol/L à frio e homogeneizou-se a amostra para formação de precipitado.
- Colocou-se um becher abaixo do funil montado no suporte, e neste filtrou-se o precipitado anteriormente formado. No filtrado pingou-se 1 gota de HCl 6mol/L e filtrou-se novamente no mesmo papel de filtro.
- Na manta aquecedora colocou-se um becher com água destilada até esta chegar à aproximadamente 60ºC.
- Nomeou-se três tubos de ensaio como filtrado 1, filtrado 2 e filtrado 3 .
- No precipitado contido no filtro, filtrou-se 4 mL da água destilada aquecida e recolheu-se o filtrado no tubo 1 (filtrado 1). O mesmo procedimento repetiu-se para o tubo nomeado como filtrado 2. Este procedimento foi realizado para a separação do cátion Pb2+.
- Dentro da capela pingou-se 2 gotas de ácido acético no filtrado 1 e fora da capela neste mesmo filtrado pingou-se 4 gotas de K2CrO4 logo a solução ficou turva, formou precipitado e sua coloração foi para amarela gema.
- No filtrado 2 pingou-se 4 gotas de KI também para a confirmação do cátion Pb2+, a solução também apresentou precipitado e ficou amarela perolada.
- Dentro da capela pingou-se 40 gotas de NH4OH 6 mol/L no precipitado contido no papel de filtro, passando o filtrado para o tubo nomeado filtrado 3.
- No filtrado 3 colocou-se HCl à frio até à formação de precipitado (foram aproximadamente 20 gotas), a formação de precipitado branco indica a presença do cátion Ag+.
- RESULTADOS OBTIDOS
Ao adicionar HCl 6mol/L à frio houve a precipitação dos cátions do Grupo I de Vogel e ocorreram as seguintes reações:
Ag+(aq) + Cl-(aq) → AgCl(s)↓
Hg22+(aq) + Cl-(aq) → Hg2Cl2(s)↓
Pb2+(aq) + Cl-(aq) → PbCl(s)↓
Para a separação do cátion Pb2+ foi adicionada água destilada aquecida ao precipitado formado anteriormente, pela adição de HCl 6 mol/L nesse filtrado ocorreu a seguinte reação:
...