AS PROPRIEDADES DO ÁLCOOL ETÍLICO
Por: Lucas Aranda • 6/5/2018 • Ensaio • 1.666 Palavras (7 Páginas) • 575 Visualizações
Técnico em Química
Relatório de aula prática/experimental em Laboratório
Disciplina: Síntese e Identificação dos Compostos Orgânicos I
Turma: 1° TQ Data da Aula: 27 / 03 / 18
Professor: Lucas Tim e João Data da entrega: 03 / 04 / 18
PROPRIEDADES DO ÁLCOOL ETÍLICO
Nomes dos integrantes do Grupo | Menção |
Kassio | |
Leticia | |
Lucas | |
Marina | |
Pedro |
Olímpia
1º Semestre/2018
TÍTULO: Propriedades do álcool etílico; primeiro relatório referente ao experimento realizado no dia 27/03/2018.
OBJETIVO
Estudar as propriedades do álcool etílico.
INTRODUÇÃO
O etanol ou como também é chamado álcool etílico, sua formula molecular é representada por C2H6O, é uma substancia orgânica que é encontrada liquida em seu estado puro e em temperatura ambiente, é incolor e inflamável. De acordo com Barbosa (2004), os álcoois correspondem a uma classe de compostos extremamente importante, uma vez que eles apresentam diversas aplicações industriais e farmacológicas. Como exemplo: etanol, etileno glicol, glicerol, colesterol. O etanol é o mais comum dos álcoois, por ser totalmente miscível em agua, em quaisquer proporções e solúvel em grande parte dos solventes orgânicos comuns como clorofórmio, acetato de etila e acetona, têm diversos usos em bebidas como vinho e cerveja, muito usados na indústria de perfumaria, indústrias farmacológicas, além de ser usado como combustível obtido de maneira renovável, portanto, é de extrema importância para a economia. O motivo de o etanol ser solúvel na maioria dos solventes orgânicos é que as moléculas dos álcoois são solúveis tanto em substâncias apolares quanto polares, a capacidade do álcool de se misturar formando uma mistura homogênea (miscibilidade) acontece devido à existência de polaridade e apolaridade em sua molécula. Ainda segundo Barbosa (2004), quanto a solubilidade do etanol, à medida que a cadeia carbônica aumenta, a solubilidade diminui[...] Com isso, à medida que a cadeia aumenta, a molécula fica mais parecida com um hidrocarboneto em termos de polaridade. Por ser polar, a água não interage bem com a cadeia carbônica “grande”, que é denominada hidrofóbica (do grego Hydor, água, e phobos, temor).
Trabalhos de pesquisa em ensino mostram que estudantes em ciências aprendem mais sobre a ciência e desenvolvem melhor seus conhecimentos conceituais quando participam de investigações cientificas, unindo teoria com aulas praticas (HODSON, 1992). Compreender as propriedades do etanol, as reações e conceitos na pratica, proporciona uma visão abrangente da teoria, impedindo uma visão distorcida e independente entre teoria e pratica.
MATERIAIS E REAGENTES
Materiais
1) Bico de Bunsen
2) Pipeta de Pasteur
3) Proveta de 10 mL
4) Proveta de 50 mL
5) Pipeta graduada de 5 mL
6) Bastão de vidro
7) Pinça de madeira
8) Cadinho de porcelana
9) Tubos de ensaio
Reagentes
1) Solução de permanganato de potássio (KMnO4) a 0,02M
2) Solução de dicromato de potássio (k2Cr2O7) 1M
3) Água destilada (H2O)
4) Álcool etílico (C2H6O)
5) Ácido acético (CH3COOH)
6) Gasolina
7) Acido sulfúrico (H2SO4).
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Experimento 1:
Em uma proveta de 50 mL, foram colocados 10 mL de água, e na sequencia adicionou-se 10 mL de álcool etílico, medido em outra proveta. Agitou-se com um bastão de vidro. Foi registrado o volume final observado.
Experimento 2:
Em uma proveta de 50 mL foi realizado o mesmo processo, foi usado gasolina ao invés de água.
Experimento 3:
Foi colocado cerca de 2 mL de solução de K2Cr2O7 em um tubo de ensaio e juntou-se a ela cerca de 1 mL de H2SO4 1:1 e em seguida 5 gotas de álcool etílico.
Experimento 4:
Foi colocado uma gota da solução de KMnO4 em um tubo de ensaio. Juntou-se 3 mL de H2SO4 1:1 e em seguida 5 gotas de álcool etílico. Agitou-se a solução, e por fim, foi aquecida com chama pequena, até ebulição.
Experimento 5:
Em um cadinho de porcelana foram colocados 5 mL de álcool, e na sequencia o álcool foi inflamado, e esperou até que todo álcool se queimasse. O cadinho esfriou e foi observado se ficou resíduo no cadinho.
Experimento 6:
5 mL de etanol foram colocados em um tubo de ensaio, na sequencia foi adicionado lentamente 2 mL de H2SO4 concentrado. Por fim, juntou-se ao tubo de ensaio 5 mL de acido acético, e foi observado o odor que se formou.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Experimento 1:
Com a junção de agua e álcool, foi observado uma mistura homogênea, como já era esperado, pois tanto a agua quanto o álcool são solventes polares, sendo assim, se misturam, independentemente de suas proporções. O volume final registrado foi 20 mL, não havendo um abaixamento no volume final, o que não condiz com a literatura cientifica, pois se estabelecem ligações de hidrogênio entre as moléculas de agua e álcool, diminuindo a distancia e abaixando o volume. Possíveis falhas na medição ou na observação, já que ao trabalhar com pequenos volumes, erros são mais suscetíveis.
...