AULA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO E CALIBRAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIDA
Por: Rovanasm • 20/5/2018 • Trabalho acadêmico • 963 Palavras (4 Páginas) • 275 Visualizações
AULA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO E CALIBRAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIDA
1 INTRODUÇÃO
A massa é uma das propriedades mais fundamentais da disciplina, e é definido como a quantidade de matéria em um objeto. Essa quantidade é geralmente determinada em laboratório por meio de uma balança, que é um instrumento preciso de pesagem usado para medir pequenas massas. (CARR; HAGE,2011)
É importante saber a diferença entre massa e peso, porque quando colocamos um objeto em uma balança estamos medindo a força resultante da gravidade somada a outras forças que agem sobre esse objeto (ou o peso do objeto). O que realmente se pretende determinar, no entanto, é a massa do objeto.
Uma balança faz essa conversão comparando o objeto a um peso de referência com
massa conhecida. (CARR; HAGE,2011)
Seleção e utilização de dispositivos volumétricos. Quatro fatores devem ser considerados quando tivermos de escolher um dispositivo volumétrico: (1) o objetivo geral da medição do volume, (2) o volume a ser medido, (3) o grau de confiabilidade necessário à medição e (4) o número de medições a fazer. (CARR; HAGE,2011)
A utilização correta da vidraria volumétrica implica saber ler corretamente o nível de um líquido em tais dispositivos. A base do menisco do líquido deve estar no topo da marca de calibração quando examinado em uma superfície horizontal na altura dos olhos. (CARR; HAGE,2011)
Para se medirem volumes, com precisão, em Análise Quantitativa, utilizam-se buretas, pipetas e matrases aferidos. (ALEXÉEV, 2000)
2 OBJETIVOS
Comparar a precisão de diferentes instrumentos e verificar o erro experimental durante uma medida.
3 EXPERIMENTAL
3.1 MATERIAL E REAGENTES
Proveta;
Béquer;
Erlenmeyer;
Termômetro;
Piceta;
Água;
Balança.
3.2 PROCEDIMENTOS
Nesse experimento foram utilizadas três vidrarias: proveta, béquer e erlenmeyer. Sendo avaliados e calibrados pelos operadores com o intuito do cálculo do volume e a porcentagem do erro, obtendo assim o instrumento de medida mais preciso.
Para isso, pesaram-se as vidrarias separadamente obtendo suas massas. Logo após, as mesmas foram preenchidas com 50 ml de água em cada, sendo esse valor o volume real dado pela professora. Em seguida, foram novamente pesados e subtraiu-se o valor do volume da vidraria com água pela vazia para encontrar a massa de água adicionada.
O próximo passo feito foi medir a temperatura da água para se obter na tabela o valor da sua densidade chegando ao resultado do volume. Mediante esses resultados chegou-se ao percentual de erro.
4 RESULTADOS
A tabela 1 apresenta os valores encontrados através do manuseio das vidrarias em aula prática:
A tabela 1: Avaliar e calibrar instrumentos de medida.
Vidrarias m¹/g m²/g m³/g Vcálc/mL E(%)
Proveta 71,2 120,6 49,4 49,5 1
Béquer 50,3 99,4 49,1 49,2 1,6
Erlenmeyer 65,9 115,0
...