Abate de Aves
Por: sandra santos • 12/5/2015 • Dissertação • 675 Palavras (3 Páginas) • 510 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL SUL-RIOGRANDENSE
TRATAMENTO DE EFLUENTES
EFLUENTES E RESIDUOS ORIUNDOS DO PROCESSO DE ABATE DE AVES
Entrevista a Dambyto – Morro Redondo
Mauricio Rafael Brisolara Cruz
3º Semestre de Tecnologia em Gestão Ambiental
Professora Beatriz Fabião
1 - INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo relatar as origens e o destino do efluente e dos resíduos do abatedouro de aves do Morro redondo, para isso foi feita uma entrevista a uma área de nossa região, a cooperativa sul-riograndense de laticínios limitada, que produz o frango Dambyto.
Iremos relatar o tratamento adequado do efluente, para que o mesmo não venha a contaminar o ambiente e a área em que é expulso.
2 – DESENVOLVIMENTO
Etapas do processo de abate de aves:
- Pré-abate
- Abate
- Sangria
- Escalda
- Depenagem
- Evisceração
- Pré-resfriamento
- Resfriamento
- Gotejamento
- Classificação
- Embalamento
- Armazenamento
- Expedição
Esses são os dados da entrevista, estarão relatados adiante.
*Supervisor do Controle de Qualidade:
André Rodrigues (entrevistado), tempo de trabalho na empresa 3 anos e 6 meses.
*Responsável técnico:
Antônio Sergio Martins
*Gerente Frigorífico:
Mauricio Puccinelli
3 - ETAPAS PROCESSADAS PELA EMPRESA
O processo de abate começa com a insensibilização, a ave recebe um choque fica inconsciente, e vai para a sangria, nessa área é feito um corte no pescoço da ave, e ela vai para o túnel de sangria, onde perde 80% do sangue em 3 minutos, dando origem aos primeiros efluentes. Após isso vai para o tanque de escaldagem, onde a avae é mergulhada em agua com temperatura de 59°C para afrouxar as penas, porem algumas penas caem também, juntamente com a agua que deve ser trocada de tempo em tempo, dá origem a outro efluente.
Após isso a ave passa para a depenagem, que é feito por um sistema, essas penas não vão pra o efluente, após isso então passam para inspeção, onde é feito o corte das patas e da cloaca, que são os próximos resíduos, então a ave passa para secção de cortes.
Nesta parte é retirada a cabeça, os pulmões, intestinos, que são resíduos, também são retirados o fígado, coração e a moela, que são comestíveis. Depois a ave vai para sala de resfriamento, para o gotejamento, classificação, embalamento da ave em partes ou inteira, e por fim, é expedida em câmaras frias.
Está citado acima os processos do abate, portanto esse abatedouro vende para as seguintes cidades: Pelotas, Porto alegre, Novo Hamburgo, Estancia Velha, São Leopoldo, Ivoti, São Lourenço, Camaquã, Rio Grande, Dom Pedrito, Tapes, Quarai, Santana do Livramento, Canguçu, Cerrito, Pedro Osorio, Bagé, entre outras.
Não são poucas as cidades, isso requer uma demanda de 107 500 Aves por semana, que são 1,42 aves a cada 4 segundos se o processo fosse continuo. A quantidade de efluentes a ser tratado é de 0,25 metros cúbicos por segundo.
...