Aferição de instrumentos volumétricos
Por: Jaline Lustosa • 15/4/2015 • Resenha • 473 Palavras (2 Páginas) • 833 Visualizações
INTRODUÇÃO
Aferição ou calibração é o conjunto de operações que estabelecem sob condições específicadas a relação entre valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes aos padrões utilizados.
Para que um produto tenha qualidade é importante que os instrumentos de medição sejam devidamente calibrados. Para que a qualidade final do produto não sejaafetada.
A busca pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis a fim de obter melhores resultados qualitativos e quantitativos é bastante comum nos laboratórios de Química Analítica. Os equipamentos de medida devem ser manipulados da forma mais cuidadosa possível, ou seja, de forma a minimizar os erros de aferição para obter dados mais confiáveis possíveis.
A calibração de equipamentos volumétricos, nesse aspecto, se torna uma etapa imprescindível na medição da quantidade real de volume que está contido ou é transferido por um instrumento. Esse processo é feito medindo-se a massa de água contida no aparelho e depois utilizando a fórmula da densidade (d = m/v) calcula-se o volume real de água contido no recipiente. O cálculo desse volume real é bastante relativo, pois depende de fatores como a expansão térmica da água e da vidraria em função da variação da temperatura do laboratório. Para isso, a densidade da água deve ser cuidadosamente escolhida para o cálculo do volume de acordo com a temperatura do procedimento.
OBJETIVO
Calibrar os aparelhos volumétricos antes de serem utilizados, afim de verificar se os volumes neles indicados correspondem aos volumes reais ou se necessitam de uma correção.
REVISÃO DA LITERATURA
A aparelhagem aferida destinada à analíse quantitativa é, em geral, fabricada dentro de limites especificados, particularmente no que diz respeito à exatidão da calibração. Os limítes de tolerância sãomais rigorosos para as aparelhagens de Classe A, destinada ao trabalho de maior precisão. As aparelhagens de Classe B são usadas no trabalho de rotina. A maior parte da vidraria aferida é feita com vidro de alta qualidade, resistente ao calor e pode ser usada por muitos anos se for tratada com cuidado. Dispõe – se tambem de aparelhagem em plástico, porém elas não são normalmente adequadas para trabalhos mais exatos. (VOGUEL, 2012)
OBJETIVOS
Limpeza e manuseio de vidraria volumétrica
Determinação da massa e calibração de aparelhos volumétricos
Fazer leitura do menisco de bureta
Manter o ambiente limpo e em temperatura constante
Obter noções básicas de laboratório no que se diz respeito a segurança
Descarte correto de produtos químicos
Determinar a massa e calibrar aparelhos valumétricos
MATERIAIS E MÉTODOS
1 Termómetro
1 Pisseta com água
...