As Funções Inorgânicas
Por: AtaidesNeto • 23/9/2018 • Relatório de pesquisa • 668 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
I.E.E. Assis Chateaubriand – Análises Químicas
TQ-21 Módulo 2 28/08/2018
Relatório de Funções Inorgânicas e suas Reações.
Por: Andrei de Lima Souza
Ataides Ferreira da Silva Neto
Objetivos dos experimentos:
Identificar um método de obtenção para os óxidos básicos e óxidos ácidos;
Identificar um método de obtenção para os ácidos, bases e sais.
Identificar as propriedades químicas dos óxidos básicos e óxidos ácidos.
Verificar através de reações químicas, a reatividade de alguns metais.
Descrição do procedimento:
Parte A: Obtenção e propriedades dos óxidos básicos
Foi utilizada uma pinça para queimar um pedaço de fita de magnésio(Mg) na chama do bico de Bunsen e recolhemos o produto da queima em uma cápsula de porcelana. Durante a queima produziu luz de solda e um resíduo branco em pó.
2 Mg + O2 → 2MgO
Transferido o pó de magnésio resultante da queima anterior para um tubo de ensaio e adicionamos 1 ml de água destilada e agitado, logo após, foi testada a solução com 2 gotas de fenolftaleína determinando a função química da solução, sendo ela Base.
MgO + H2O → Mg(OH)2
Com o auxílio de um fio de cobre(Cu), foi queimado um pouco de enxofre(S) na chama no bico de Bunsen, iniciando a combustão, foi recolhido o gás liberado em um erlenmeyer de 250ml, o mesmo sendo vedado com uma rolha para reservar o gás.
S + O2 → SO2
Adicionado 5 ml de água destilada no erlenmeyer, agitado e testada a solução com papel tornassol azul para verificar a função química da solução testada. O papel ficou rosa, indicando uma função ácida. O papel tornassul azul muda de cor para rosa em ambiente com pH menor que 4,5.
SO2 + H2O → H2SO3
Parte B: Facilidade de oxidação dos metais
Reação com ácidos.
Em 3 tubos de ensaio foram adicionados 3 ml de ácido clorídrico 1.1M, logo após, foi adicionado a cada tubo, respectivamente, um pedaço de cobre(Cu), um pedaço de zinco(Zn) e um pedaço de magnésio(Mg).
Foram observadas as reações dos metais nos tubos.
A reação mais rápida ocorreu com a fica de magnésio, observou-se aquecimento do tubo(reação exotérmica) e grande liberação de gás, terminando após a oxidação total do metal.
A reação com o pedaço de zinco foi mais lenta, ainda assim, havendo liberação de gás. Até o final do experimento, o metal não havia oxidado totalmente.
Não houve reação no tubo que continha cobre.
[pic 1]
Segundo a fila de reatividade, o zinco e o magnésio são mais reativos que o hidrogênio do ácido, tendo mais tendência a perder elétrons , formando íons positivos com mais facilidade. Na prática, os metais de oxidaram, perdendo elétrons e tornando-se cátions. Consequentemente, o hidrogênio, recebeu os elétrons da reação e se reduziu, formando gás.
...