As Propriedades da Radiação Eletromagnética
Por: Mikaelly Silva • 1/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.754 Palavras (8 Páginas) • 2.220 Visualizações
Lista de exercícios I- 2017 - Propriedades da radiação eletromagnética
1. Conceitue radiação eletromagnética.
Radiação eletromagnética - Forma de energia com propriedades que podem ser descritas em termos de ondas ou, alternativamente, de partículas denominadas fótons, dependendo do método de observação.
2. Qual o significado da dualidade da radiação eletromagnética?
3. O que é um espectro de radiação eletromagnética (RE)? Em função de que parâmetro é classificado a RE? Por quê?
O espectro eletromagnético pode ser definido como o arranjo ordenado das radiações eletromagnéticas em relação a seus comprimentos de onda ou suas frequências.
4. Quais são os parâmetros que caracterizam o movimento ondulatório da radiação eletromagnética? E defina cada uma delas.
O movimento das ondas eletromagnéticas é caracterizado por uma série de parâmetros os quais são brevemente descritos a seguir:
I - comprimento de onda [pic 1] – distância linear entre dois pontos consecutivos em fase (por exemplo, dois máximos ou dois mínimos da onda);
II - período (p) – é o intervalo de tempo, em segundos, requerido para dar passagem a dois pontos consecutivos em fase (dois máximos, por exemplo) através de um ponto fixo no espaço;
III - frequência [pic 2] – número de ondas que passam por um ponto fixo no espaço por segundo (= 1 / p e tem como unidade o s -1 , ciclos por segundo ou hertz (Hz));
IV - velocidade da onda [pic 3] – produto da frequência pelo comprimento de onda: v i = [pic 4] (i = meio material qualquer). No vácuo a velocidade de uma onda independe de e alcança o seu valor máximo (c = 3 x 108 m/s);
V - índice de refração (n i ) - é o fator segundo o qual a velocidade da luz é reduzida quando ela se propaga no vácuo e passa a se propagar em um meio material i. Além disso, n i = c / v i de modo que n sólidos > n líquidos > n gases VI- amplitude (A) – é a altura máxima da onda;
VII- potência radiante (P) – é a energia que alcança uma dada área do detector por segundo. P pode ser relacionado ao quadrado de A.
5. Considere as duas ondas mostradas a seguir, que representam duas radiações eletromagnéticas:
[pic 5]
(a) Qual é comprimento de onda da onda A? E da onda B?
(b) Qual é a frequência da onda A ? E da onda B
(c) Identifique às regiões do espectro eletromagnético as quais as ondas A e B pertencem
6. Quais são os processos moleculares que correspondem às energias dos fótons de micro-ondas, infravermelho, visível e ultravioleta?
7. Explicar de forma concisa as transições ou processos que ocorrem quando a luz interatua nas diferentes tipos ou faixas de radiações do espectro eletromagnético com o médio material?
8. Entre as questões 6 e 7, qual você acha que seria de maior relevância para a química e porque ?
9. O que significa modelo corpuscular de radiação? Por que surgiu este modelo?
É a radiação de um feixe de partículas elementares ou de núcleos atômicos, tais como elétrons, prótons, nêutrons, mésons π (pi), dêuterons e partículas alfa.
10. Qual a relação existente entre energia e comprimento de onda de acordo com a equação de Planck?
E = hv ou E = hc /λ onde: h é a constante de Planck (h = 6,6256 x 10-34J.s), vé freqüência de radiação (em s-1 ou Hz),c é a velocidade de propagação da radiação eletromagnética no vácuo; λ é o comprimento de onda
11. Diferencie ondas construtivas de ondas destrutivas. Em que situações acontecem, cite algum exemplo e como pode ser aproveitado?
Construtivas – diz-se que as ondas estão em fase e quando ocorre a interação entre elas há um aumento de amplitude.
Destrutivas - diz-se que as ondas estão defasadas e quando ocorre a interação entre elas há uma diminuição anulação total da amplitude
12. Quais são as aplicações práticas dos diferentes tipos de radiação eletromagnética?
De acordo com a faixa de comprimento de onda a ser empregada são definidas as aplicações. Por exemplos, rádio, a televisão, radares, os sistemas de comunicação sem fio (telefonia celular e comunicação wifi), os sistemas de comunicação baseados em fibras ópticas, raios x são freqüentemente utilizados na área 12 média; as microondas são utilizadas nos aparelhos de microondas caseiros e industriais; a radiação visível e ultravioleta é empregada em espectrofotômetros, etc
13. Descreva as principais diferenças entre cores primárias, cores secundárias e terciárias. O que são cores complementares e qual a utilidade dela?
Cores primárias da radiação visível - São elas: verde, vermelha e azul. Essas cores originam todas as outras por meio de misturas de acordo com o sistemade adição de cores.
Cores secundárias - Resultam da cores primárias combinadas duas a duas em igualintensidade, ou seja,
magenta = vermelha + azul
amarelo = vermelha + verde
ciano = verde + azul
Cor terciária é uma cor composta por uma cor primária e uma cor secundária. São ao todo seis cores, a saber:
Laranja = vermelho + amarelo
Oliva = verde + amarelo
Celeste = azul + ciano
Violeta = azul + magenta
Cor de rosa = vermelho + magenta
Turquesa = verde + ciano
14. O íon Cr(II) em água, [Cr(H2O) 6 ] 2+, absorve luz com comprimento de onda de 700 nm. Qual a cor da solução? Justifique. E qual seria a cor de um composto cuja absorção máxima no visível está em 480 nm?
15. O que é um fóton? Como a energia de um fóton está relacionada com a frequência?
...