As Reações Inorgânicas
Por: Beatriz Carvalho • 2/6/2015 • Abstract • 277 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Reações inorgânicas.
Reação de neutralização.
Uma reação de neutralização é caracterizada pela reação química entre um ácido (partícula capaz de ionizar-se, produzindo no mínimo um cátion hidrônio H+) e uma base (partícula capaz de dissociar-se, liberando no mínimo um ânion hidroxila OH-), resultando como produtos um sal e água.
Exemplos:
H2SO4 + 2NaOH → Na2SO4 + 2H2O
2HCl + Ca(OH)2 → CaCl2 + 2H2O
HNO3 + LiOH → LiNO3 + H2O
Reação de síntese ou adição.
Reações de síntese ou adição poderão ser total, quando os reagentes de partida forem substâncias simples, ou parcial, quando não forem. De modo geral, uma reação de síntese é caracterizada pela existência de uma menor complexidade dos reagentes e maiores complexidades dos produtos.
Exemplos:
H2 + 1/2O2 → H2O
C + O2 → CO2
CaO + H2O → Ca(OH)2
Reações de deslocamento ou simples troca
As reações de simples troca (ou ainda, reações de deslocamento ou reação de substituição) caracterizam-se pela permutação de um átomo ou íon de uma molécula ou composto iônico (BC) com outro átomo ou molécula simples (A). Ou seja: A + BC → B + AC. Onde, os reagentes e produtos serão sempre um composto molecular ou iônico e uma substância simples (formada por átomos de um único elemento químico).
Um fato a ser observado é que toda e qualquer reação de simples troca envolve transferência de elétrons, assim, são reações de oxirredução. Entretanto, os compostos envolvidos podem não ser iônicos.
Exemplos:
2HCl + F2 → 2HF + Cl2
FeS2 + Ca → Fe + CaS2
Zn + HCl → ZnCl2 + H2
...