CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA-CCSST
Por: mariajuliacalist • 22/11/2021 • Relatório de pesquisa • 734 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO- UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA-CCSST
Júlia Cristyna Reis Araújo
Relatório: Técnicas De Pesagem
IMPERATRIZ, 2021
JÚLIA CRISTYNA REIS ARAÚJO
Relatório: Técnicas De Pesagem
Relatório apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de Química Experimental I, no Curso de Engenharia de alimentos, na Universidade Federal do maranhão.
Prof. Tito Da Silva
IMPERATRIZ, 2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO GERAL 5
2.1 Objetivo Específico 5
3 PARTE EXPERIMENTAL 6
3.1 Equipamentos, materiais, reagentes e vidrarias 7
4 RESULTADOS E DISCURSÕES 8
5 CONCLUSÃO 9
6 REFERENCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A pesagem é de suma importância no ambiente do laboratório, já que essa técnica é muito usual no laboratório de química para uma análise mais precisa. A pesagem é feita em balanças que podem ser de diversos tipos, porém o tipo mais usado é a balança de um único prato, que pode ser a analítica ou a de precisão. A diferença entre as balanças de laboratório se caracteriza principalmente pelas atividades específicas de cada uma [1].
A Balança analítica, que um dos tipos de balança é um instrumento de grande precisão que pode pesar massas extremamente pequenas que vão desde décimos de gramas (0,1 g) até décimo de milésimo de gramas (0,0001 g). E nessa balança a bandeja de pesagem é enclausurada impedindo que a corrente de ar influencie na medição, assim o resultado é mais preciso [2].
Segundo a literatura a balança comum de laboratório é um instrumento com nível de precisão bem parecido ao analítico, porém, é de construção e operação mais simples. Mas é importante destacar que nesta balança, o prato não é protegido de correntes de ar [2].
2 OBJETIVO GERAL
- Execução de técnica de pesagem.
2.1 Objetivo Específico
- Pesar material sólido: Cloreto de sódio (NaCl);
- Aprender a Nivelar Balança;
- Realizar a pesagem de maneira correta;
- Usar a Vidraria correta para pesagem.
3 PARTE EXPERIMENTAL
Duas balanças, a balança analítica e a comum, Figura 1 e Figura 2, foram niveladas afim de evitar erros de pesagem. Logo após o nivelamento das Balanças, fez-se a tara da vidraria, de relógio, que foi utilizada na pesagem do material solido. Em um vidro relógio pesou-se 1 grama de cloreto de sódio, essa substancia foi sendo colocada com cuidado e em pouca quantidade na balança, quando chegou no valor próximo do desejado a balança analítica foi fechada para estabilizar e tirar qualquer fluxo de ar. Assim que o valor desejado foi alcançado, retirou-se o recipiente da balança com cuidado.
Fez-se o mesmo procedimento para pesar 2 gramas de cloreto na balança comum, a única diferença é que a substancia foi medida com uma precisão de duas casas. No primeiro momento a massa do vidro de relógio foi medida, logo após a balança foi zerada e a massa do vidro foi desconsiderada para continuar o experimento. Pesou-se 1 grama de cloreto de sódio em condições ambiente na balança, colocando a substancia em pequenas quantidades até chegar ao valor de 1g. Assim, a vidraria foi retirada de dentro da balança para finalizar a pesagem.
...