CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS - CCS GESTÃO DE PESSOAS I
Por: Taina Fidelis • 6/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.758 Palavras (8 Páginas) • 386 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS - CCS
GESTÃO DE PESSOAS I
PROFº LUIS CAVALHEIRA DE MENDONÇA
ESSÊNCIA DA GESTÃO
RECIFE
2016
JOSÉ VICTOR FARIAS BEZERRA MENEZES
LAURA CAVALCANTE VIDAL DE SOUZA
NATÁLIA FERNADES NASCIMENTO
RHITTA DE CÁSSIA G. GONZAGA
TAINÁ FIDELIS PEREIRA DO NASCIMENTO
ESSÊNCIA DA GESTÃO
RECIFE
2016
SUMÁRIO=
- Quem é Oscar Motomura 05
- Amana-Key 06
- Elementos Nucleares da Essência da Gestão 06
- Propósito 06
- Motivação 06
- Integração 07
- Cultura Organizacional – “Era dos serviços” 07
- Fazer acontecer 07
- Evolução contínua 07
- Nosso melhor estado 08
INTRODUÇÃO
Baseando-se em um texto escrito por Oscar Motomura, temos como objetivo esclarecer através desse trabalho alguns fatores que são “nucleares” para a gestão de pessoas.
Queremos por meio deste tratar temas como a vida do autor, os principais pontos para ter uma inquestionável gestão dentro da empresa, a gestão sistêmica e a organização como um organismo vivo, os desafios que os gestores encontram para montar as melhores equipes de funcionários entre outros temas.
Este trabalho foi essencial para que toda a equipe que participou da elaboração do mesmo tivesse uma visão mais ampla sobre a gestão de pessoas, e que o departamento de Recursos Humanos é bem mais do que um treinamento para novos funcionários; adquirimos uma vivência da realidade dos gestores e os impasses que eles enfrentam.
- Quem é Oscar Motomura
Faz parte de uma das organizações mais especializadas em Gestão do mundo, é executivo multidisciplinar e CEO, tem uma experiência que ultrapassa os 30 anos, e isso na liderança de projetos de alta complexidade.
Você conhece a expressão “equações impossíveis”? Foi cunhada pelo Motomura, e expressa exatamente o foco do seu trabalho, pelo fato de que ele lida com situações desafiadoras e aparentemente sem solução.
Tem uma visão interessante sobre as coisas impossíveis, o impossível deve ser viabilizado (como ele cita várias vezes que proporcionar – viabilizar PE uma estratégia essencial da gestão), pois isso requer de nós criatividade e competência, já que o que é viável não exige isso de nós.
Ultimamente Oscar vem trabalhado em grandes empresas multinacionais, nacionais e governamentais prestando consultoria, particularmente na seção de reinvenção estratégica e consequentemente a preparação para o futuro, incluindo em seu trabalho os elementos nucleares, que vamos falar logo mais, na preparação do time e revisão da identidade da organização.
Conduz eventos educacionais de grande porte, e além disso faz a mediação de variados debates abertos sobre temas que são polêmicos e complexos. Uma das suas qualidades que é básica para facilitar seus diálogos, trata-se da visão sistêmica que ele possui.
Dentre os projetos que Motomura iniciou temos:
- Estratégia de País;
- Eleitores conscientes;
- Projeto jovem;
- PGE – Programa de Gestão Empreendedora (para jovens universitários);
- E outros na área de responsabilidade social e sustentabilidade.
- Amana-Key[pic 1]
- Elementos Nucleares da Essência da Gestão
Oscar Motomura fala sobre princípios “nucleares”, ou seja, fundamentos que são primordiais para o funcionamento da gestão.
2.1. Propósito
A empresa precisa entender e/ou saber para que ela existe, qual a finalidade, e isso é o que vai definir a identidade da organização, em outras palavras a sua razão de ser, a visão.
2.2. Motivação
É preciso motivação, para que se tenha energia, nos diz de incentivo, encorajamento. É o que faz os indivíduos darem o melhor de si. Agir de forma que seus liderados vistam a camisa da empresa, para que as pessoas façam o possível para atingir os objetivos pela empresa. Muitos gestores ainda têm a visão de que motivação está direta e exclusivamente ligada ao incentivo financeiro, mais não é apenas isso, os colaboradores precisam perceber que o que eles são e fazem é de extrema importância para a empresa.
...