CRISTALIZAÇÃO DO SULFATO DE COBRE
Por: rewill • 18/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.480 Palavras (6 Páginas) • 506 Visualizações
.
[pic 1]
CRISTALIZAÇÃO DO SULFATO DE COBRE
Itabuna
2018
Mardson Leal
Mariana Lima
Renata Pacheco Maia Matos
William dos Santos Góes
CRISTALIZAÇÃO DO SULFATO DE COBRE
Relatório da aula prática da disciplina Ciências dos
Materiais,
do Curso de Engenharia Civil Noturno,
da Faculdade Unime, III Semestre,
ministrada pela docente
MSc.Tharcilla de Santana Souza.
Itabuna
2018
- O que é um Cristal?
Um cristal é uma massa sólida homogênea com formas poliédricas limitada exteriormente por superfícies planas.
- Cristalização
A cristalização de um constituinte de uma fase líquida consiste na sua separação por formação de uma fase sólida cristalina. Os cristais podem ser obtidos através de processos físicos, resultantes do arrefecimento da solução ou evaporação do solvente ou de Processos Químicos, resultantes da adição de agentes precipitantes.
As Etapas Fundamentais para se realizar uma cristalização são: a escolha do solvente, a solução da preparação, o arrefecimento e a recuperação dos cristais.
Na aula prática realizada no dia 28 de março de 2018, o soluto escolhido para cristalizar foi o Sulfato de Cobre, um sólido azul cuja fórmula química é CuSO4, também conhecido como vitríolo azul.
Utilizou-se os seguintes materiais:
- Proveta
- Béquer
- Bastões de vidro
- Chapa de aquecimento
- Recipiente com gelo
Procedimento proposto:
∙ Colocar 20 mL de água destilada, em um Béquer de 100 mL.
∙ Colocar o Béquer sobre a chapa de aquecimento e aguardar a temperatura atingir 70ºC, diminuir a temperatura da chapa a fim de manter constante a temperatura de 70ºC.
∙ Adicionar aos poucos, 10 gramas de sulfato de cobre.
∙ Misturar até obter uma solução homogênea.
Depois separar a solução em duas partes:
- 1ª parte: Colocar dentro do béquer algumas pedrinhas de sulfato de cobre, cobrir e aguardar 24 horas para que os cristais se formem.
- 2ª parte: Coloca no gelo para resfriar. Retirar a água do béquer e observar os cristais formados.
Questionamentos:
- Qual a estrutura cristalina dos sais envolvidos?
Então, para se compreender a estrutura cristalina do Sulfato de Cobre é necessário a compreensão dos sais hidratados, que são sais que possuem moléculas de água integradas ao seu arranjo cristalino. Estas moléculas de água encontram-se em uma proporção determinada em relação à fórmula do sal. A essa proporção damos o nome de grau de hidratação. Na fórmula de um sal hidratado, deve vir indicado o grau de hidratação, no caso do soluto em questão temos o sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4. 5H2O), apresentando-se assim sob a forma de cristais azuis em paralelepípedos oblíquos. Porém ao perder sua água de cristalização a cerca de 200 Cº, transforma-se no sulfato de cobre anidro (CuSO4), pó branco, muito higroscópico, ou seja, que tem facilidade de absorver umidade, tornando-se assim instantaneamente azul ao menor contato com água.
...