CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
Por: Edna Oliveira • 29/9/2022 • Trabalho acadêmico • 2.267 Palavras (10 Páginas) • 77 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
Alex Gomes da Silva
Edna Rosa de Oliveira
ISOLADO PROTEICO EXTRAÍDO DA SEMENTE DE CANHAMO (Cannabis Sativa L): OBTENÇÃO E APLICABILIDADE
CAMPINAS/SP 2020
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
Alex Gomes da Silva
Edna Rosa de Oliveira
ISOLADO PROTEICO EXTRAÍDO DA SEMENTE DE CANHAMO (Cannabis Sativa L): OBTENÇÃO E APLICABILIDADE
[pic 1]
Orientação: Prof. Dr. Juliano Bragatto
CAMPINAS/SP
2020
RESUMO
O Cânhamo (Cannabis Sativa L) é um planta originaria da Asia
oneladas. O farelo de arroz é um subproduto gerado a partir do polimento do arroz descascado para produzir arroz branco e representa cerca de 8 a 11% do arroz em casca, o que representa que aproximadamente 40 milhões de toneladas desse grão serão transformados em subprodutos que quando não aplicados boa parte é descartado como detrito não aproveitável após o beneficiamento. O presente trabalho, baseado na crescente busca por fontes alternativas de aplicação dos subproduto do arroz, abre perspectivas econômicas de maior valor agregado para sua utilização em diferentes segmentos industriais, visando sua alta disponibilidade e baixo custo, demonstrara através de dados bibliográficos a aplicabilidade do farelo de arroz como fertilizante orgânico visto que o mesmo é rico em nutrientes, gerando um menor desperdício de matéria prima e colaborando economicamente com produtores agrícolas ao utilizar uma menor quantidade fertilizantes industriais e com medidas menos agressivas ao meio ambiente.
Palavras-Chave: Arroz; Subproduto; Farelo de arroz; Fertilizante; Orgânico; Decomposição química.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
1.1 Justificativa 6
2 OBJETIVO 6
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
3.1 Arroz 6
3.2 Beneficiamento do Arroz 6
3.3 Subprodutos do Arroz 6
3.4 Farelo de Arroz 7
3.5 Composição do Farelo de Arroz 7
3.6 Estabilidade do Farelo de Arroz 7
3.7 Aplicabilidade do Farelo de arroz 7
3.8 Fertilizante Orgânico 8
3.9 Decomposição Química 8
3.10 Utilização do farelo de arroz como fertilizante Orgânico 8
4 METODOLOGIA 8
5 CRONOGRAMA 9
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
As atividades agrícolas têm ampliado a busca por alternativas viáveis que aumente sua produtividade sem agredir o meio ambiente.
Segundo a IFA (International Fertilizer Industry Association) o uso de fertilizantes minerais ou orgânicos tem função primordial na agricultura por estimular e favorecer um crescimento saudável das plantações. Os fertilizantes fornecem elementos essenciais ao solo aumentando a produtividade das culturas, e uma maior qualidade de alimentos.
O solo possui inúmeros elementos ao ser analisado quimicamente, sua disponibilidade faz com que nutrientes sejam absorvidos pelos vegetais superiores. Um solo fértil pode permitir uma qualidade superior as plantações, porém o uso constante realizado por diversas colheitas pode vir a degradá-lo fazendo que se já necessário a reposição de nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento das colheitas. A reposição de nutrientes na agricultura é realizada através do uso de fertilizantes sintéticos ou orgânicos.
Segundo a Embrapa (Agência Nacional do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis) os biocombustíveis têm sido a alternativa cada vez mais viável, pois além de ser uma fonte renovável, podem substituir parcial ou totalmente os combustíveis fosseis.
A produção de etanol tem gerado diversos fatores positivos, além da criação de empregos na cadeia sucroalcooleira e novas oportunidades de negócios, o fator ambiental tem agregado valor na indústria por ser um biocombustível capaz de reduzir a emissão de gases para a atmosfera. (SEBRAE,2019)
...