Calculo na quimica
Por: LudmilaOliveira • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 252 Palavras (2 Páginas) • 384 Visualizações
Na equação dos gases ideais, é correto dizer que uma variável depende das outras, ou seja, cada variável está em função das outras presentes na fórmula PV = nRT.
Se as medidas de pressão, volume molar e temperatura de um gás não confirmam a relação pV = RT, dizemos que o gás desvia-se da idealidade. O desvio de comportamento em relação a um gás perfeito deve ser estimado a partir de seu fator de compressibilidade ( Z ), que se estabelece a partir da relação entre o volume molar observado V (pV), e o volume molar ideal V ideal (= RT/p) posta em função de p a uma temperatura constante:
Z = V/ V ideal = PV/RT
Para um gás ideal, Z=1, assim os desvios de Z em relação a 1 é uma medida de quanto um gás real se afasta do comportamento perfeito. O comportamento do gás tende ao ideal, sempre que Z tende a 1. Portanto, é possível definir o gás ideal como sendo o limite para o qual tende o gás real, quando Z tende para 1. Ou seja,
Gás ideal = Lim(gás real)
Z →1
Assim, podemos escrever:
Lim PV/RT=R
Z →1
Por meio do que foi visto é possível perceber que, quanto mais o fator de compressibilidade de um gás se aproxima de 1, o seu comportamento se aproxima do comportamento dos gases ideais, de forma que quando z= 1, o gás é considerado gás ideal.
...