Características do álcool isopropílico
Artigo: Características do álcool isopropílico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luana.fds66 • 12/3/2014 • Artigo • 373 Palavras (2 Páginas) • 470 Visualizações
O álcool isopropílico pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. O álcool isopropílico também é o mais apropriado para este fim pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula. O álcool isopropílico é também vastamente empregado na indústria gráfica, na composição da solução de molha do processo de impressão offset. O álcool isopropílico também é utilizado em produtos de limpeza de superfícies de vidro, misturado com detergente não-iônico. O álcool isopropílico também é muito utilizado em produtos específicos para limpeza de lentes de óculos e detergentes enzimáticos.
O álcool isopropílico também é muito utilizado na indústria eletrônica, galvanoplastia, solvente umectante na indústria de defensivos agrícolas, soluções anti-sépticas, fabricação de ésteres, na indústria gráfica, formulação de tintas, thinners, vernizes, adesivos e lacas.
As característica do álcool isopropílico são: Líquido límpido, incolor; miscível com água e a maioria dos solventes; Inflamável e de odor característico.
O álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) é um desinfetante de média ou baixa eficiência que contém álcool etílico e água(deionizada) , ou seja, uma solução aquosa de álcool. A quantidade de álcool pode ser avaliada segundo a fração em volume ou a fração em massa.
A atividade antimicrobiana das soluções alcoólicas está condicionada à sua concentração em peso ou em volume em relação à água. A solução alcoólica ideal é aquela com concentração de 70% p/p (70 ºINPM) ou 77% v/v (77 ºGL) onde “p” é o peso e “v”, o volume. Nessa concentração, o álcool não desidrata a parede celular do microrganismo, podendo penetrar no seu interior, onde irá desnaturar proteínas, fato que não ocorre quando se utiliza o álcool acima ou abaixo da concentração ideal.
Os álcool etílico e o álcool isopropílico são considerados desinfetantes de nível intermediário, empregados tanto na desinfeção de superfícies e instrumentos como na anti-sepsiada pele. O efeito antimicrobiano do álcool, que se dá pela desnaturação de proteínas e a dissolução de gorduras, destrói, por exemplo, a membrana do “Mycobacterium tuberculosis” e do HSV (vírus da herpes simples). A ação antimicrobiana do álcool não é efetiva na presença de matéria orgânica que, quando aderida à superfície do material a ser desinfectado, funciona como uma barreira mecânica à ação do álcool sobre os microrganismos.
...