TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Catalase

Tese: Catalase. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Tese  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 3

Assim como a base química da vida é importante para o estudo da Biologia, as proteínas são importantes para a manutenção do metabolismo dos seres vivos.

As proteínas são moléculas complexas (polímeros) que possuem como moléculas simples ou unidades (monômeros) os aminoácidos. Cada aminoácido é composto pela estrutura geral abaixo:

Figura 1. Estrutura geral das proteínas

Tal estrutura é composta por um grupo amina (NH2), um grupo carboxila (COOH), um grupo radical (R) e um hidrogênio, todos ligados a um carbono (átomo central).

Foram descobertos até hoje vinte aminoácidos diferentes (consultar anexos) e cada um diferencia-se do outro

apenas pelo radical.

Existem dois tipos fundamentais de aminoácidos: os naturais e os essenciais. Os naturais são os produzidos pelo próprio corpo e os essenciais são aqueles que são tão importantes quanto os naturais, mas só são obtidos através de alimentos. Os únicos seres vivos a não possuirem proteínas essenciais são as plantas, visto que elas possuem todos os vinte tipos de aminoácidos.

5

Para formar uma proteína, um aminoácido tem que se ligar com outro. Como todo aminoácido possui sempre dois grupos iguais (amina e carboxila), é de se imaginar que um hidrogênio (H) da amina (NH2) de um aminoácido vai se ligar à hidroxila (OH) da carboxila (COOH) de outro aminoácido, gerando água (HOH ou H2O). O carbono do antigo grupo carboxila se ligará ao nitrogênio do antigo grupo amina e o composto se mantém estável. A configuração estrutural tanto da reação quanto após a mesma podem ser observadas abaixo:

Figura 2. Ligação entre dois aminoácidos

Figura 3. Estrutura de um oligopeptídeo

Tal reação na Biologia recebe o nome de síntese por desidratação (desidratação porque um dos produtos é a água) e tal ligação entre aminoácidos também pode ser chamada de “ligação peptídica”. A ligação de 2 aminoácidos forma um peptídeo, de 3 a 50, um oligopeptídeo e de 51 pra cima, um

6

polipeptídeo.

Apesar dos poucos tipos de aminoácidos existentes, uma proteína pode ser bastante diferente da outra devido a três fatores fundamentais: quantidade, sequência ou tipo de aminoácidos presentes. Além disso, outro fator que potencia tal singularidade é de que é do DNA a responsabilidade de criar e processar as proteínas de um organismo.

Além das proteínas simples existem também outras que são consideradas especiais pela sua função, são elas: enzimas e anticorpos. Anticorpos são proteínas com função de defesa. Atuam principalmente quando em presença de um antígeno, ou seja, um corpo estranho. Já as enzimas atuam como biocatalisadores. Elas agem na aceleração de reações devido a menor necessidade de energia de ativação das mesmas. Uma enzima não se gasta, nem se altera se o meio externo não for alterado. Caso haja uma mudança brusca de pH ou de temperatura, a enzima pode perder sua função devido às mudanças que acontecem em sua estrutura mediante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com