Colóides e suas propriedades
Por: riutnavi • 15/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 816 Palavras (4 Páginas) • 360 Visualizações
Aluno: Ivantuir Oliveira de Almeida
Matrícula:16214070075
Curso: Química
Pólo: Angra dos Reis
Aula Prática 5
Colóides e suas Propriedades
2.1. Preparação de Colóides:
2.1.1. Processos de Condensação:
a) Fe(OH)3 coloidal.
Ao misturar a solução saturada FeCl3 com água quente fica marrom escuro e fazendo a mesma mistura com água fria a solução fica marrom clara.
A solução quente forma o Hidróxido Férreo Coloidal Fe(OH)3.
H2O↔H++OH- Os anions do hidróxido de água se junta com os cátions do ferro formando o [pic 1]
FeCl3→Fe3++3Cl Hidróxido Férreo Coloidal Fe(OH)3.
2.1.2 Processos de Dispersão:
Ao misturar água e óleo vegetal em tubo e agitar, após um tempo notamos que os líquidos se separam por serem líquidos heterogêneos, porém se nessa solução acrescentarmos detergente e agitar bastante, notamos que os líquidos não se separam mais e forma uma mistura homogênea com tom voltado para branco, isso porque o detergente atua como um agente emulsificante e o óleo fica finamente disperso na água, em um estado coloidal.
A emulsão não se forma espontaneamente, precisa de energia externa para sua formação (agitação) e com o passar do tempo em repouso tem tendencia a voltar ao estado inicial com os líquidos se separando.
2.2. Propriedades dos colóides:
2.2.1. Experimento de Eletroforese (Demonstrativo):
Ao preencher um tubo em U com uma dispersão coloidal de hidróxido férrico, colocando em suas extremidades eletrodo de grafita conectado a uma fonte de alimentação com corrente contínua, deixando a eletroforese agir por 30 minutos ou mais, observamos que houve uma dispersão coloidal para o lado positivo colocado no tubo, isso comprova que os íons da solução são anions e tende ser atraídos para o lado positivo da corrente contínua ficando mais concentrado com o marrom mais escuro, em quanto do outro lado do tubo o marrom fica com uma coloração mais clara.
2.2.2. Diálise
Ao introduzir um saco de papel celofane contendo solução de iodeto de potássio e dispersão de amido em um béquer de 100ml contendo água destilada, foi comprovado que a membrana de papel celofane e semi permeável, pois só o iodeto passou para o meio e o amido no estado coloidal ficou retido na membrana. Para termos certeza que o amido não atravessou a membrana formada por papel celofane, vamos colocar uma pequena quantidade de ácido sulfúrico no dialisado, reparamos que composto ficou marrom comprovando somente a passagem do iodeto, quando colocamos amido na solução reparamos que ela fica azul comprovando das duas maneiras que não tinha amido no dialisado.
A equação de oxidação do iodeto pelo peróxido de hidrogênio é:
1H2O2+2I+2H→2H2O+1I
2.2.3. Adsorção:
Ao colocar em dois tubos de centrífuga 2 ml de solução azul de metileno, em seguida colocar carvão ativo em um tubo e no outro carvão vegetal, aquecer em banho maria e depois centrifugar. Podemos comparar que o tubo onde se encontra o carvão ativo a água ficou com aspecto de maior transparência e o carvão com uma maior concentração na superfície, com poucos resíduo de carvão ativo dispersos na água, já no tubo onde se encontra o carvão vegetal a água ficou com aspecto turvo com bastante resíduo de carvão vegetal dispersos na água. Nos dois tubos o azul não aparece mais, isso porque os sólidos porosos (carvão) tem grande poder de adesão das moléculas do fluído, porém tem que está sob efeito de temperatura e pressão da superficie, por isso o aquecimento e pressão centrífuga.
...