Corrosão eletroquimica
Artigo: Corrosão eletroquimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tigerneves • 13/4/2014 • Artigo • 307 Palavras (2 Páginas) • 443 Visualizações
Corrosão
A corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração.A primeira associação é com ferrugem apesar da estreita relação com os metais, esse fenômeno ocorre com outros, materias como concreto e polímeros organicos, entre outros.Processos corrosivos estão presentes direta ou indiretamente no nosso cotidiano pois ocorrem em grades, automoveis , eletrodomestico e instalações industriais.
Corrosão eletroquimica
A corrosão eletroquimica é quando o metal está em contato com um eletrolito, onde acontecem, simultaneamente, reações anódicas e catódicas.
Como exemplo,
Tem-se a formação da ferrugem (Equações 1 a 6).
Reação anódica (oxidação):
Fe → Fe2+ + 2e– (1)
Reação catódica (redução):
2H2O + 2e– → H2 + 2OH– (2)
Neste processo, os íons Fe2+ migram em direção à região catódica, enquanto os íons OH– direcionam-se para a anódica. Assim, em uma região intermediária, ocorre a formação do hidróxido ferroso:
Fe2+ + 2OH– → Fe(OH)2 (3)
Em meio com baixo teor de oxigênio, o hidróxido ferroso sofre a seguinte transformação:
3Fe(OH)2 →
Fe3O4 + 2H2O + H2 (4)
Por sua vez, caso o teor de oxigênio seja elevado, tem-se:
2Fe(OH)2 + H2O + 1/2O2 →
2Fe(OH)3 (5)
2Fe(OH)3 → Fe2O3.H2O + 2H2O (6)
Assim, o produto final da corrosão, ou seja, a ferrugem consiste-nos
compostos Fe3O4 (coloração preta) e Fe2O3.H2O (coloração alaranjada ou castanho-avermelhada).
O eletrólito é uma solução condutora ou condutor iônico que envolve simultaneamente as áreas anódicas e catódicas.
A intensidade do processo de corrosão é avaliada pela carga ou quantidade de íons que se descarregam no catodo ou pelo número de elétrons que migram do anodo para o catodo.
Corrosão Química
A corrosão química decorre do ataque de um agente químico diretamente sobre o material, sem transferência de elétrons de uma área para outra. Numa reação química entre o meio corrosivo e o material metálico, resultando na formação de um produto de corrosão sobre a sua superfície. Um exemplo desse processo é a corrosão de zinco metálico em presença de ácido sulfúrico.
...