DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA – DCET
Por: Shai Cristina • 29/3/2019 • Seminário • 836 Palavras (4 Páginas) • 352 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA – DCET
Disciplina: Química Geral II Professor:
AULA PRÁTICA: Corrosão eletroquímica
OBJETIVO: Verificar a deterioração do metal devido a ação eletroquímica com seu meio.
FUNTAMENTOS TEÓRICOS
A corrosão pode ser definida como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente associada ou não a esforços mecânicos. Para que haja a ocorrência de corrosão eletroquímica, é necessária a transferência de elétrons, isto é, a ocorrência de reações de oxirredução.
PARTE EXPERIMENTAL
1. Material e Reagente
1.1 Material:
14 tubos de ensaio; estante para tudo de ensaio; 1 proveta de 25 mL; 2 rolhas; 1 suporte universal; 1 garra; 1 béquer de 500 mL; palha de aço; 12 pregos pequenos e 2 pregos médios.
1.2 Reagentes:
Ácido sulfúrico concentrado; ácido clorídrico 3 mol L-1; ácido clorídrico 6 mol L-1; Hidróxido de sódio 0,1 mol L-1; Cloreto de sódio 5%, água destilada, água da torneira.
2. Procedimento:
Parte 1
2.1 Colocar na parte inferior da proveta um pedaço de palha de aço;
2.2 Adicionar 25 mL de água da torneira na proveta;
2.3 Adicionar 250 mL de água da torneira em um béquer de 500 mL;
2.4 Inverter a proveta no béquer mantendo a coluna de 13 mL de ar entre a palha de aço e a água na proveta (A aparelhagem deverá ser montada conforme o desenho abaixo).
Observação:
Registre suas observações após 15 a 20 minutos. Em seguida, já devidamente identificado, coloque com cuidado dentro da capela e aguarde uma semana em que os resultados deverão ser anotados, comparados e discutidos.
Parte 2
2.5 Separar nove tubos de ensaio em uma estante adequada e rotular cada tubo de 1 a 9;
2.6 Adicione no tubo 1: um prego. Faça o mesmo para o tubo 2, adicionando água da torneira, até cobrir totalmente o prego;
2.7 No tubo 3 coloque um prego e em seguida adicione água destilada, assim como feito com água da torneira;
2.8 Coloque no tubo 4: um prego e depois adicione uma solução de ácido clorídrico 3 mol L-1. Repita o mesmo para o tubo 5 substituindo pela adição de uma solução de HCl 6 mol L-1;
2.9 Coloque um prego no tubo 6 e outro no tubo 7. Em seguida adicione respectivamente uma solução de H2SO4 3,5 mol L-1 e ácido sulfúrico concentrado, até total cobertura do prego.
2.10 No tubo 8 coloque um prego e adicione uma solução de NaOH 0,1 mol L-1. Faça o mesmo para o tubo 9 substituindo a solução de NaOH por uma solução de NaCl 5%.
Observação:
1. Todos os pregos deverão ser previamente lixados;
2. Registre suas observações no instante inicial e após 15 a 20 minutos. Em seguida, já devidamente identificado, coloque com cuidado dentro da capela e aguarde uma semana em que os resultados deverão ser anotados, comparados e discutidos.
Parte 3
2.15 Separe dois tubos de ensaios e coloque um prego médio em cada um deles.
2.16 No primeiro tubo adicionem água de torneira, deixando
...