Determinação do ph
Por: Stephanie Bertoli • 24/11/2015 • Relatório de pesquisa • 4.072 Palavras (17 Páginas) • 205 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS APUCARANA
GERENCIA DE ENSINO E PESQUISA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
BIOQUÍMICA
PROF.ª ALESSANDRA MACHADO BARON
RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL
DETERMINAÇÃO DO CARÁTER ÁCIDO-BASE E PH
APUCARANA
2011
RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL
DETERMINAÇÃO DO CARÁTER ÁCIDO-BASE E PH
Trabalho apresentado como requisito parcial à aprovação na unidade curricular de Bioquímica, do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos, da Gerência de Ensino e Pesquisa, do Campus Apucarana, da UTFPR.
APUCARANA
2011
ÍNDICE
1 - INTRODUÇÃO
1.1 – OBJETIVOS.................................................................................................................................4
2 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3 - PARTE EXPERIMENTAL
4 - RESULTADOS E DISCUSSÕES
5 – CONCLUSÃO
6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 - INTRODUÇÃO
A determinação do pH de uma solução pode ser feita utilizando-se indicadores dos mais variados tipos, que são substâncias que mudam a sua coloração dependendo de reações e em titulações ácido-base. Uma outra maneira de se medir o pH de uma solução é utilizando um aparelho chamado pHmetro, que consiste de um eletrodo de platina, prata ou ouro imerso em uma solução saturada de cloreto de potássio capaz de medir, através de corrente elétrica, a passagem de íons H+ e OH- através de uma membrana. A determinação da solução-tampão mantém o pH aproximadamente constante, quando recebe a adição de uma pequena quantidade de ácido ou base. Uma solução-tampão de pH ácido é formada por um ácido fraco e um sal desse ácido fraco. Uma solução-tampão de pH básico, é formada por uma base fraca e um sal dessa base fraca.
1.1 - OBJETIVOS
Determinar o pH e o caráter ácido-base de substâncias por meio de diversos métodos., e testar a ação tamponante de soluções conhecidas.
2 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Solução tampão
1Uma solução-tampão mantém o pH aproximadamente constante, quando recebe a adição de uma pequena quantidade de ácido ou base.
Uma solução-tampão de pH ácido é formada por um ácido fraco e um sal desse ácido fraco.
Uma solução-tampão de pH básico, é formada por uma base fraca e um sal dessa base fraca.
Para exemplificar, consideramos uma solução-tampão, formada de ácido acético e acetato de sódio.
CH3COOH(aq) [pic 1] H+(aq) + CH3COO-(aq)
CH3COO-Na+(aq) [pic 2] Na+(aq) + CH3COO-(aq)
Como o sal reprime a ionização do ácido, a solução-tampão apresenta moléculas CH3COOH e íons CH3COO- em concentração elevada.
Se adicionarmos uma pequena quantidade de ácido forte a essa solução-tampão, os íons H+ provenientes do ácido serão removidos de maneira praticamente completa pelos íons CH3COO- presentes:
H+(aq) + CH3COO- (aq) [pic 3] CH3COOH (aq)
Dessa maneira, a [H+] praticamente não muda e a diminuição de pH é pequena.
Se adicionarmos uma pequena quantidade de base forte a essa solução-tampão, os íons OH- provenientes da base forte serão removidos de maneira praticamente completa pelos íons H+ presentes.
H+(aq) + OH-(aq) [pic 4] H2O(l)
Com isso ocorre o deslocamento (do equilíbrio abaixo) para a direita ou seja repondo praticamente todo o H+ retirado.
CH3COOH (aq) [pic 5] H+(aq) + CH3COO- (aq)
Dessa maneira, a [H+] praticamente não muda e o aumento de pH é pequeno.
Tamponamento
2O tamponamento é uma série de espécies químicas em solução que resiste a mudança de pH quando são adicionados à solução tanto em uma base (hidroxila OH-), quanto em um ácido(íon H+).
Tais espécies químicas, (solução tampão), mantém o pH quase constante pois agem como um reservatório
de H+,(íon hidrogênio), doando-os à solução quando essa concentração (íon H+) cai, retirando-se da solução quando a concentração desse íon H+, subir.
O sistema de tamponamento envolve uma base e um ácido em concentração relativamente alta e equilíbrio entre um e outro. Atenção: a base atua com absorvedora de íon H+ e o ácido como doador também do íon H+
Potencial Hidrogeniônico
3pH→ Esta sigla é muito popular e se refere à acidez ou basicidade das substâncias. O significado da sigla é Potencial Hidrogeniônico: o índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
...