EXPERIMENTO - OBTENÇÃO DE AAS LEIS DE PROUST E LAOISIER
Por: Letcassia • 23/5/2019 • Relatório de pesquisa • 595 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1]
OBJETIVO: Observar e compreender a aplicação das Leis de Proust e de Lavoisier.
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A lei de Lavoisier, também conhecida por lei da conservação da massa, como o próprio nome indica, foi descoberta em 1785 pelo químico francês Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794), considerado o pai da química moderna.
Numa reação química em um sistema fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. A partir disso, lembra-se da célebre frase dita por Lavoisier: “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
A Lei de Proust também é conhecida como Lei das proporções constantes ou lei das proporções definidas. Esta lei foi inserida pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826), que realizou experimentos com substâncias puras e concluiu que independentemente do processo usado para obtê-las, a composição em massa dessas substâncias era constante.
Quando, em várias experiências, duas substâncias se reúnem para formar um composto, sempre o fazem numa mesma proporção. Essa proporção é característica de cada reação, isto é, independe da quantidade de reagentes utilizados.
O ácido acetilsalicílico (AAS) é, em estado puro, um pó de cristalino branco ou cristais incolores, pouco solúvel na água, facilmente solúvel no álcool e solúvel no éter.
Um dos medicamentos mais famosos à base de ácido acetilsalicílico é a Aspirina. O seu nome foi obtido da seguinte maneira: ‘A’ vem de acetil; ‘Spir’ se refere a Spiraea ulmaria (planta que fornece o ácido salicílico); e o ‘in’ era um sufixo utilizado na época, formando o nome Aspirin, que depois foi aportuguesado para Aspirina.
O processo de síntese consiste em tratar o ácido salicílico com anidrido acético, em presença de um pouco de ácido sulfúrico, que atua como catalisador. Técnicas como filtração a vácuo e recristalização podem ser empregadas.
A figura a seguir indica a reação química do processo que deverá ser realizado em aula.
[pic 2]
2. MATERIAIS E REAGENTES
- Ácido Salicílico
- Anidrido Acético concentrado
- Ácido Sulfúrico concentrado
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1. Determinação do teor de vinagre
- Coloque em um Erlenmeyer de 125mL 4g de ácido salicílico (anotar massa exata).
- Adicionar (lentamente e sob agitação constante) 10mL de Anidrido Acético + 1mL de Ácido sulfúrico concentrado (com cuidado).
- Aquecer mistura em banho Maria (70-80°C) durante 30min (o Erlenmeyer deverá ser introduzido no banho já com a temperatura especificada).
- Agitar lentamente o sistema (esporadicamente).
- Remover Erlenmeyer do banho e, sem esperar esfriar, adicionar cuidadosamente cerca de 2mL de água destilada para decompor o excesso de anidrido acético. CUIDADO com os vapores que irão se desprender. Serão de ÁCIDO ACÉTICO. Agitar lentamente o sistema.
- Assim que a reação cessar (findar os vapores), adicionar outra porção de água fria (cerca de 40mL)
- Esfriar a suspensão em banho de água gelada.
- Pesar papel de filtro
- Filtrar em funil analítico (cuidado com possíveis perdas)
- Colocar papel de filtro + amostra dentro de béquer previamente tarado.
- Secar o precipitado em estufa 100°C (5-10 min)
- Pesar a massa de AAS obtida.
- Calcular o número de mols de cada substância empregada
- Estabelecer o reagente limitante e o reagente em excesso
- Calcular a massa teórica do AAS que deveria ter sido obtida
- Determinar o rendimento do processo
C7H6O3 + C4H6O3 C9H8O4 + C2H4O2[pic 3]
...