Efeitos de solubilidade entre as substâncias verificando suas polaridades.
Por: Jhenefer Rodrigues • 24/4/2017 • Relatório de pesquisa • 441 Palavras (2 Páginas) • 521 Visualizações
Introdução:
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, damos o nome de soluto à substância mais concentrada na solução, e solvente à substância que dissolve o soluto. Existe um determinado limite para cada substância conseguir se dissolver em determinado solvente.
Objetivos:
Descobrir os efeitos de solubilidade entre as substâncias, verificando suas polaridades.
Material e Métodos:
Bureta ; Bastão de teflon; Béquer ; Hexano; Água; Proveta; Álcool; Óleo; Sulfato de Cobre; 9 tubos de ensaio; Cloreto de Sódio; Etanol; Éter Dietílico; Tolueno (toluol); T-butanol (terc-butílico); N-butanol (n-butílico); Conta gotas.
A parte experimental foram divididas em três etapas, facilitando a aprendizagem.
Resultados:
Primeiro experimento:
Foi colocado na bureta o hexano, após o friccionamento do bastão de teflon sobre o pano, levando o bastão próximo a abertura da bureta deixando escorrer o hexano para o béquer. Observou-se a repulsidade do hexano (apolar) em relação ao bastão (polar).
Depois de lavado, foi feito novamente o experimento, utilizando dessa vez água deionizada no lugar do hexano. Observando a atração da água em relação ao bastão (ambos polares).
Segundo experimento:
Foi feita uma solução utilizando sulfato de cobre, álcool e óleo. Após colocar 4mL de sulfato de cobre, 4mL de álcool e algumas gotas de óleo, observou-se que as substâncias não se misturaram, ficando dividida exatamente em três camadas. Viu-se que o sulfato de cobre ficou disposto no fundo da proveta até a base do menisco, já o óleo estabilizou-se entre as duas substâncias e por fim o álcool retido na superfície.
Terceiro experimento:
Utilizando tubos de ensaio, foi colocado cloreto de sódio adicionado à 2mL água, formando uma mistura homogênea. Logo após foram utilizados o cloreto de sódio com 2mL de etanol, percebendo-se que o cloreto não se misturou permanecendo no fundo do tubo.
No 3 terceiro tubo foram colocados 2mL de éter dietílico e adicionado 1mL de água, formando uma solução heterogênea, com o éter retido no fundo do tubo e a água na superfície. No tubo 4 foi repetido a mesma quantidade de éter e adicionado 1mL hexano formando uma substância homogênea.
Nos tubos 5 e 6 foram colocados 2mL de tolueno (toluol) em cada. No tubo 5 foi adicionado 1mL de água, formando uma substância heterogênea, já no tubo 6 adicionando-se 2mL de hexano, observou-se uma mistura homogênea.
Por fim foi adicionado nos tubos 7, 8 e 9 1mL de água, em seguida no tubo 7 colocou-se 2mL de etanol, observando uma mistura homogênea, no tubo 8 foi adicionado 2mL de t-butanol formando também uma mistura homogênea, porem ao ser colocado 2mL de n-butanol no tubo 9 observou-se que as substâncias não se misturavam.
Discussão:
Após os experimentos pode-se observar os diferentes tipos de reações das substâncias, suas densidades, polaridades.
...