Ensino de química na educação regular
Projeto de pesquisa: Ensino de química na educação regular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizotavio774 • 23/8/2014 • Projeto de pesquisa • 1.875 Palavras (8 Páginas) • 314 Visualizações
1. Introdução
Este trabalho procura ressaltar a importância do Ensino da Química no ensino regular, correlacionando esta ciência com o cotidiano dos educandos, bem como a relevância ao qual vem desempenhando na sociedade, assim como os fatores existentes no contexto educacional que podem influenciar diretamente este processo, como o relacionamento professor aluno, o processo de ensino - aprendizagem, as relações interpessoais, o papel dos docentes.
Aborda também diversos aspectos que devem ser utilizados no transcorrer da prática pedagógica, como principais fatos históricos, caráter experimental, o caráter puro e aplicado aos quais devem ser fazer parte dos conteúdos específicos de Química durante a abordagem educativa.
Investiga através de uma pesquisa direcionada a educandos e professores, como ocorrem às aplicações da Química do cotidiano no decorrer dos conteúdos ensinados durante as aulas de Química, aponta os resultados, evidenciando se a prática realizada está sendo eficaz e condizente para desempenhar com êxito a aprendizagem significativa.
2. Desenvolvimento
2.1 O que é química?
A química é uma ciência que estuda as modificações e características dos elementos que encontramos na natureza. Esta importante ciência, através de técnicas específicas, desenvolve formas de sintetizar e purificar os elementos químicos. Muitas substâncias químicas são criadas a partir da união de determinados elementos naturais.
A química está presente em todos os lugares e em todas as coisas que podemos visualizar. Tudo em nosso planeta é formado por partículas, substâncias e elementos químicos. O átomo, por exemplo, a menor parte da matéria, está presente em tudo.
A indústria química trabalha no sentido de colocar os conhecimentos e procedimentos para a elaboração de produtos, alimentos e materiais de usos diversos.
2.2 História da Química
Desde os primórdios da história o homem vem acumulando conhecimentos dequímica. Na Idade dos Metais, por exemplo, o homem pré-histórico utilizou conhecimentos básicos para poder produzir metais. Sem o conhecimento de determinados minérios e suas características principais, isso se tornaria impossível. Os egípcios, por exemplo, utilizaram conhecimentos de destilação e fermentação, para produzirem algumas bebidas como a cerveja.
Os árabes, no período de formação do Império Árabe ( século VIII ), desenvolveram muito a química através da chamada alquimia. Buscavam produzir a pedra filosofal e através destes estudos, descobriram a propriedade de diversas substâncias.
No Renascimento (séculos XV e XVI) a química vai atingir um grande avanço. Diversos cientistas, ansiosos em descobrir o funcionamento da natureza, vão embarcar em profundas experiências científicas, desenvolvendo diversos conhecimentos químicos.
2.3 Áreas do Estudo de Química:
Termoquímica
Bioquímica
Fisico-Química
Química Orgânica
Radioatividade
Oxido-redução
Isomeria
Equilíbrio Iônico
2.4 A química no cotidiano
Quando respiramos estamos fazendo parte de um processo químico. Como? Quando a planta é exposta à luz do sol começa o processo da fotossíntese, e isto é Química.
A Química está presente em todos os seres vivos. O nosso corpo sofre várias reações químicas por segundo para que continue a vida. O nosso cérebro comanda todas as nossas ações e isto também é Química. Vamos estudar tanto na Química com nas outras ciências como ocorre esse processo em nosso corpo.
O homem estuda os fenômenos químicos à muitos anos. Na aula anterior vimos que os alquimistas podiam estar buscando a transmutação de metais. Outros buscavam o elixir da longa vida. Mas o fato é que, ao misturarem extratos de plantas e substâncias retiradas de animais, nossos primeiros químicos também já estavam procurando encontrar poções que curassem doenças ou pelo menos aliviassem as dores dos pobres mortais. Com seus experimentos, eles davam início a uma ciência que amplia constantemente os horizontes do homem. Com o passar dos anos o homem aprendeu a sintetizar elementos da natureza, a desenvolver novas moléculas, a modificar a composição de materiais.
Hoje, sabemos a importância da química no nosso cotidiano. É impossível viver sem ter a química ao nosso redor. As transformações, as misturas, as soluções… Tudo isso é QUÍMICA.
2.5 A química move o mundo.
Já imaginou as indústrias? As siderúrgicas? Como se vive sem química? Hoje o desenvolvimento das indústrias primárias até as que usam tecnologia de ponta, vive a química. Não são possíveis os processos sem que os seus produtos não tenham qualquer insumo de origem química. Muitos elementos presentes na natureza são utilizados na Industria química que através de seus processos modificam e geram matérias primas que serão utilizadas para produção de alimentos, medicamentos, produtos estéticos, fabricação de bens duráveis, utensílios domésticos e tantos outros produtos utilizados no nosso cotidiano.
2.6 A água e a química
A água é o elemento mais abundante em nosso planeta. Ela cobre três quartos da superfície da terra. Porém somente um terço desta água pode ser utilizada pelo ser humano, é aí entra a química. Pra que a água fique pura precisamos de utilizar os processo químicos. A água é pura quando só contém moléculas H2O. As substâncias puras são formadas por substâncias de um tipo só. Elas têm ponto de fusão e de ebulição constantes.
A água pode ser considerada pura quando não possui cloro, sais minerais ou nenhuma outra substancia química. Agora, a água potável já possui esses e outros tipos de produtos e isso a torna própria para o consumo humano.
A água pode ser transformada em pura através de um processo chamado de destilação simples, algo que você verá em suas aulas
...