FILAMENTOSOS E MICRORGANISMOS AMBIENTAIS CULTIVADOS EM PDA
Por: Bruno Miranda • 30/9/2018 • Trabalho acadêmico • 673 Palavras (3 Páginas) • 261 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
FATEC – CAMPINAS
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA APLICADA À BIOTECNOLOGIA
TÍTULO DO EXPERIMENTO: FILAMENTOSOS E MICRORGANISMOS ABIENTAIS CULTIVADOS EM PDA
DATA DE REALIZAÇÃO: 03/09/2018
NOME DOS ALUNOS: BRUNO MIRANDA, LUIS HENRIQUE, RAFAEL SANTOS, VINÍCIUS PESTANA
CAMPINAS, 201_
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
1.2 Objetivo do experimento 3
1. Metodologia 3
2. RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
INTRODUÇÃO
Por um longo período os fungos fizeram parte do Reino Plantae (Vegetal) e também teve a época em que eram considerados como parte do Reino dos Protistas. Em 1969 houve a separação de reinos por causa das grandes diferenças e pelo fato dos fungos terem características próprias, atualmente são classificados como um reino a parte, chamado de Reino Fungi e a ciência que estuda este tipo de reino é chamada como Micologia.
As principais diferenças são que os Fungos heterótrofos, não sintetizam a clorofila e se alimentam de outros seres vivos, enquanto as plantas são autótrofas e se alimentam através da fotossíntese, os fungos também não tem celulose em sua parede celular que é responsável pela rigidez das plantas, é possível observar isso pelos famosos cogumelos que são geralmente mais flexíveis.
Os fungos são muitos comuns no meio ambiente e existem mais de 1,5 milhões de espécies de fungos no planeta Terra, sendo os mais comuns cogumelos, leveduras, bolores e mofos, cada tipo tem suas características especificas.
Os cogumelos são fungos que fazem reprodução sexuada através de suas hifas, possui um corpo maior em comparação as outras espécies de seu reino e é bastante comercializada para uso comestível e medicinal.
As leveduras são diferentes dos cogumelos em relação a sua reprodução, pois se reproduzam de modo assexuado, logo as leveduras de mesma espécie são geralmente clones uma das outras e se multiplicam rapidamente. Elas também fazem fermentação, por serem espécies que realizam respiração anaeróbica, por isso são utilizadas na área alimentícia como fermentos para pães e também na produção de bebidas alcoólicas.
Também há os mofos e bolores que são praticamente iguais, só há a diferença que os bolores infectam os objetos e o mofo é mais agressivo e corrói o material. São espécies filamentos que se reproduzem de forma sexuada e se desenvolvem em matéria orgânica e em lugares úmidos. A grande maioria é perigosa à saúde humana, mas há as exceções que são bastante utilizadas a favor dos seres humanos, como a penicillium que é utilizada na produção de antibióticos e também na fabricação de alguns tipos de queijos.
...