Função química inorgânica
Por: caraka23 • 26/6/2017 • Resenha • 699 Palavras (3 Páginas) • 226 Visualizações
1 Função química inorgânica
A Cal é usada em construções desde a antiguidade, segundo Guimarães(1997), somente na civilização egípcia que ela passa a ser amplamente utilizada, o uso desse material foi passado para a Grécia e logo após para Roma, assim influenciando inúmeras regiões ao longo da história.
Segundo Sequeira(2007), Cal é uma material que aparecer tanto como óxido de cálcio(CaO), oxido de magnésio(MgO) ou como hidróxidos (Ca (OH) 2 e Mg (OH) 2).
Na engenharia civil a Cal é utilizada na obtenção de argamassas que são constituídas de água, areia, cimento e cal hidratada. A cal virgem não pode ser usada diretamente na argamassa, é necessário hidrata-la, antigamente esse processo era realizado durante a construção, mas atualmente esse processo já é feito durante a produção para assim economizar tempo e dinheiro.
Cal utilizada na construção não existe pronta na natureza, ela é obtida através do derivado dos calcários, dolomitos e conchas calcárias, que seriam a matéria prima CaCo3 (Carbonato de cálcio), após passam pelo processo de calcinação e de hidratação, ou seja para a obtenção é necessário a extração da rocha, a britagem, calcinação (Cal virgem), Moagem e a hidratação (Cal hidratada).
A qualidade do material obtido depende primeiramente da rocha utilizada. Podem formar cal cálcica com alto teor de oxido de cálcio, cal dolomítica possui a relação entre as quantidades de óxidos de cálcio e de magnésio igual à molecular CaO/MgO e cal magnesiana que possui teor de óxido de magnésio intermediário entre a cal cálcica e a cal dolomítica (GUIMARÃES, 1997).
- Processo de calcinação
Segundo Cincotto(1977), através da dissociação térmica é obtido os óxidos de cálcio e de magnésio, como mostra as equações:
[pic 1]
- Processo da Hidratação da Cal
Segundo Cincotto(1977), as equações de tais processos são as seguintes:
[pic 2]
- Função química produzida
O processo de obtenção de aço para ser utilizado na construção civil gera enormes quantidades de gás carbônico (CO2), boa parte das construções utilizada aço em grandes ou pequenas quantidades.
Durante a produção do aço é acrescido carbono para assim se chegar a uma resistência mecânica desejada. O ferro se encontra na natureza em forma de oxido. Podendo ser magnetita ou hemática, segundo Alves (1987), a hematita é o minério mas usado no Brasil.
A produção é feita através da fusão dos minérios em fornos, coque ou carvão de madeira é usado como combustível, a combustão do coque fornece CO2 e calor, o encontro de excesso de carvão das camadas superiores transforma o CO2 em CO, assim efetuando a redução do minério de ferro (STACHERA;2007). A reação química é a seguinte:
[pic 3]
Tal geração de gases do efeito estufa na produção do aço é preocupante visto que é um material de ampla utilização e inúmeras aplicações na engenharia civil, como atualmente o ponto de vista ecológico é de fundamental importância nos processos de construção ou produção, não podemos ser complacentes com a destruição do nosso ecossistema, e se por possível a captura e remoção de CO2 deve ser na própria fonte para que assim possamos evitar danos a atmosfera.
...