INFLUÊNCIA DA IMPREGNAÇÃO NO COZIMENTO POLPAÇÃO KRAFT
Por: juceliaflor • 12/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.274 Palavras (10 Páginas) • 452 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SENAI TELÊMACO BORBA
CURSO TÉCNICO EM PAPEL E CELULOSE
INFLUÊNCIA DA IMPREGNAÇÃO NO COZIMENTO POLPAÇÃO KRAFT
[pic 4]
TELÊMACO BORBA – PR
2014
[pic 5]
[pic 6]
DIRCEU BIELUSKA
JUCÉLIA FLOR BIELUSKA
PAULO HENRIQUE DA SILVA RODRIGUES
INFLUÊNCIA DA IMPREGNAÇÃO NO COZIMENTO POLPAÇÃO KRAFT
Relatório apresentado à disciplina de Projeto, ministrada pelo prof. Jeferson.
[pic 7]
TELÊMACO BORBA – PR
MARÇO 2014
SUMÁRIO[pic 8]
1. OBJETIVO 4
1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 4
2. JUSTIFICATIVA 5
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
3.1. POLPAÇÃO KRAFT 6
3.2 EUCALIPTO. 6
3.3. IMPREGNAÇÃO 8
3.4 INFLUÊNCIA DA DENSIDADE NA POLPAÇÃO KRAFT 8
4. METODOLOGIA 10
5. ESTRUTURA PROVÁVEL 11
6. CRONOGRAMA 12
1. OBJETIVO
Analisar a influência da impregnação dos cavacos na polpação Kraft.
1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Variar o tempo de impregnação em três etapas com vapor e licor, mantendo o fator H constante e analisando o impacto nos parâmetros de cozimento: kappa, rendimento, teor de rejeito e viscosidade.
2. JUSTIFICATIVA
A impregnação tem uma influência direta na qualidade do cozimento, sendo que na polpação Kraft procura-se atingir através de um cozimento uniforme a redução do numero kappa (deslignificação), aumento no rendimento depurado e minimizar a perda da viscosidade e é visto que a impregnação influência diretamente na uniformidade do cozimento.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1. POLPAÇÃO KRAFT
A Polpação Kraft é considerada de primeira qualidade porque tem como matéria prima a madeira cozida em cavacos possuindo uma fácil adaptação em diferentes condições de cozimento e características das fibras. (Carvalho 1999). A impregnação é a primeira etapa do processo, e considerada uma das mais importantes, pois é responsável pela condução dos reagentes químicos até o interior dos cavacos onde ocorrerá a dissolução da lamela média e da lignina contida na parede da fibra. (Costa M.2004).
O processo de cozimento da madeira é realizado através da seleção da matéria prima do descascamento da madeira, aumento da superfície, reduzindo madeira em cavacos e na sequência submetidos à seleção por tamanho: A dimensão dos cavacos é um fator muito importante para ter impregnação eficiente dentro do processo de cozimento e também facilitar a difusão de licor em seu interior. (COSTA M. 2004).
3.2 EUCALIPTO.
A madeira de Eucalipto é umas das matérias primas mais utilizada na produção de fibra curta, pois possui uma serie de vantagens na obtenção de celulose, pelo seu rápido crescimento, adaptação em diferentes regiões climáticas, e também no cozimento apresenta uma melhor deslignificação, pois contem menor teor de lignina comparado com o Pinus.Na impregnação possui maior facilidade de hidratação o que possibilita uma melhor difusão e penetração dos reagentes. O baixo teor de casca aumenta o seu rendimento, possui alta opacidade e volume específico. No processo de difusão durante o cozimento as cadeias poliméricas de celulose e hemicelulose possui uma menor degradação. (NETO 2002).
ANATOMIA DA MADEIRA
Segundo Mauri (2010), a casca constitui de duas partes dentre elas estão à parte interna viva (floema) e a externa morta (cortex) e os tecidos que revestem o tronco periderme e ritidoma. O floema tem a função de conduzir nutrientes e a casca proteger contra o ressecamento, ataques de fungos e as variações de temperatura do clima.
O cerne tem função de sustentar a planta, contém alto teor de extrativos e sua formação do caule lenhoso começa ao longo dos anos. Quando jovem sua proporção se torna baixa. Vários estudos foram realizados para entender a formação do cerne, dentre eles estão o envelhecimento das células parênquimas, acúmulo de materiais tóxicos, entrada de ar, danos ao alburno e infecção fúngica. (Mauri 2010).
O lenho inicial contém anel de crescimento, por sua vez acontece na parte mais clara e possuem diâmetros grandes, paredes estreitas, maior lume mais porosa de baixa densidade, baixa resistência. Seu crescimento ocorre de forma mais rápida.
O lenho tardio possui menores células, paredes com maiores espessuras, menor lume, menor porosidade, maior densidade e alta resistência.
Esta mudança de aspecto entre lenho inicial e lenho tardio, aplica-se justamente pela época do ano, disponibilizando luz, calor e água e acarretam grandes mudanças nas propriedades químicas e físicas da madeira.
A madeira mais jovem é formada por células mais curtas, maior lume, paredes mais estreitas, e na camada S2 ângulos micro fibrilares maiores que possuem contrações menores na região transversal e menores na posição longitudinal.(Benjamin 2006).
A madeira juvenil contém alta porcentagem de alburno que possuem várias vantagens na polpação, com isso permitem a fácil penetração de licores. Os elementos de vasos são fundamentais para a fisiologia, crescimento das plantas e para obtenção de madeiras em celulose, pois, contém alto teor de água. São elementos grandes e ocos, auxiliando na introdução de licor no interior dos cavacos (Mauri 2010).
...