INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO ACRE
Por: Cris Albuquerque • 8/10/2019 • Relatório de pesquisa • 2.026 Palavras (9 Páginas) • 187 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E
TECNOLOGIA DO ACRE
LICENCIATURA EM QUÍMICA
Docente:
Profa. Ma. Drielly Campos
Discentes
Crislane Albuquerque
Gleice França
Maísa Moreira
Prática II:
Técnicas de pesagem e densidade
Xapuri-Ac, 10 de Setembro de 2019
1 INTRODUÇÃO
A pesagem é uma das mais importantes operações nos laboratórios de Química. Neste processo, a massa do corpo é determinada por comparação com as massas conhecidas, utilizando-se balanças (BRADY E HUMISTON, 1986).
Quase toda análise química envolve uma operação de pesagem, seja para medir a quantidade de uma amostra, como para preparar soluções. Para realizar a pesagem utiliza-se a balança, esta pode ser semianalítica ou analítica. O local onde a balança deve ficar tem que ser livre de poeira e corrosão; ela deve ser colocada onde não haja corrente de ar ou presença de equipamentos que, quando em funcionamento, promovam trepidação. Antes de iniciar uma pesagem é preciso conhecer alguns procedimentos (BRADY E HUMISTON, 1986):
- Nunca tocar com as mãos os objetos a serem pesados. Estes objetos devem ser manipulados com uma pinça ou papel limpo;
- Todo o objeto deve ser pesado à temperatura ambiente;
- Nunca colocar reagente diretamente sobre o prato da balança, sempre utilizar um recipiente para a pesagem que pode ser um béquer ou um pedaço de papel manteiga.
- Sempre que alguma substância química cair acidentalmente sobre o prato da balança, ela deve ser imediatamente removida;
- Quando utilizar balança analítica manter sempre as laterais da câmera de pesagem fechadas, quando se faz a leitura, pois qualquer corrente de ar pode causar erro;
- Nunca colocar objetos molhados ou úmidos para realizar a pesagem, pois a água presente irá ocasionar erro;
- Sempre, antes de iniciar a pesagem, deve-se verificar se a balança está nivelada;
- A balança possui um dispositivo chamado “tara” ele serve para desconsiderar o peso do objeto que está sendo utilizado para conter o composto a ser pesado. Portanto, após clicar neste dispositivo, o valor que irá aparecer é o zero.
.
Outra técnica estudada nesta prática é a determinação de densidade. A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma: A densidade (ou massa específica) é a relação entre a massa (determinada através de uma balança) e o volume (determinado através de conhecimentos da geometria ou técnicas de laboratório) de determinado material (seja ele sólido, líquido ou gasoso) matematicamente é representada por d=m/v. A unidade de densidade no Sistema Internacional é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL) (ATKINS E JONES, 2001)
A densidade de um sólido pode ser determinada pesando-o cuidadosamente e em seguida determinando seu volume. Se o sólido apresentar uma forma irregular (o que torna impossível medir suas dimensões), o volume poderá ser determinado utilizando um método de deslocamento. Basicamente, determina-se a massa de uma amostra do sólido e então transfere-se quantitativamente essa massa para um instrumento volumétrico graduado apropriado (ex: proveta ou bureta), parcialmente cheio com água (ou em algum líquido no qual o sólido não flutue). O sólido deslocará um volume de líquido igual ao seu volume. Assim, ao anota-se a posição do menisco antes e depois da adição do sólido, o volume poderá ser deduzido (ATKINS E JONES, 2001).
OBJETIVOS
- Reconhecer e utilizar a balança;
- Realizar pesagens: direta e por adição;
- Determinar a densidade de alguns objetos;
Determinar a dens idade de a lgu ns o bjeto s;
∙ Realizar as pesage ns: d iret a, por adição, difere nça;
∙ Reconhecer e ma nusear a balança, adqu ir indo maior prática.
Determinar a dens idade de a lgu ns o bjeto s;
∙ Realizar as pesage ns: d iret a, por adição, difere nça;
∙ Reconhecer e ma nusear a balança, adqu ir indo maior prática.
Determinar a dens idade de a lgu ns o bjeto s;
∙ Realizar as pesage ns: d iret a, por adição, difere nça;
∙ Reconhecer e ma nusear a balança, adqu ir indo maior práti
3 MATERIAL E MÉTODO
3.1 Materiais
- Proveta graduada de 100 ml ± 1;
- Proveta graduada de 250 ml ± 2;
- Fundo de relógio;
- Béquer;
- Balança analítica;
- Espátula
- Papel toalha;
- Areia
- Carbonato de cálcio;
- Piseta;
- Sal de cozinha;
- Barra de plástico;
- Alumínio
- Chumbo;
- Barra de prata
- Barra de cobre
- Pedaço de tijolo;
- Pedaço de lajota;
- Pedaço de mármore
3.2 Métodos
- Técnicas de pesagem
- Determinou-se a massa de um fundo de relógio anotou o resultado. Em seguida pesou-se por adição em torno de 1,2 g de carbonato de cálcio. Os resultados foram anotados;
- Determinou-se a massa de um béquer contendo 1 colher de sal de cozinha;
- Colocou-se na balança um béquer, tarando-o. Em seguida pesou-se cerca 8,6 g de areia;
- Determinação da densidade
- Observaram-se os itens presentes na bancada;
- Conforme os conhecimentos dos discentes anotaram-se na tabela o nome de cada item presente na bancada;
- Pesou-se a massa dos objetos e os resultados foram tabulados;
- Em seguida adicionou-se água até a metade do volume total da proveta, acertando o menisco corretamente;
- Em seguida adicionaram-se com bastante cuidado, descendo pela parede da proveta os objetos em estudo, um de cada vez, sendo que para os objetos menores usou-se a proveta de 100 ml ± 1cm; e para os objetos maiores usou-se a proveta de 250ml ± 2 cm. Observou-se o volume inicial e o volume final e os resultados foram anotados e tabulados;
- Calculou-se a densidade conforme os valores obtidos da massa e do volume já encontrados anteriormente. Os resultados foram tabulados;
4 - RESULTADOS E DISCURSSÃO
4.1 Resultados do procedimento (a)- Técnicas de pesagem
Neste procedimento, os discentes aprenderam a técnica correta de pesagem a principio a professora explicou a maneira correta de usar o equipamento neste caso à balança analítica, os cuidados com a limpeza, a calibração da balança, os fatores físicos como temperatura e os discentes não ficar escorado na bancada na hora da pesagem, entre outros.
Pesou-se a massa do fundo de relógio que foi de 50,198 nesta etapa como foi o primeiro contato com a balança, os discentes fizeram a limpeza da balança e verificou-se a calibração sendo que estava correta. Nesta hora também atentou-se para as laterais das câmeras da balança estarem fechada para que o oxigênio não interferissem no peso da massa da vidraria. Logo depois, acrescentou-se por adição 1,6 gramas de carbonato de cálcio com isso o peso da vidraria com o carbonato de cálcio passou a ser de 51,8. Nesta etapa os discentes tiveram o cuidado de não contaminar o reagente que foi pesado, utilizou-se uma espátula especifica para pegar o reagente, porém quando pesou-se o carbonato de cálcio não atentaram-se em colocar o reagente em um recipiente que poderia ter sido um béquer, com isso possivelmente pode ter acontecido uma contaminação do produto.
...