LICENCIATURA EM QUÍMICA A MÚSICA E O ENSINO DE QUÍMICA
Por: Lígia Ribeiro • 2/11/2018 • Resenha • 730 Palavras (3 Páginas) • 226 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS LONDRINA
LICENCIATURA EM QUÍMICA
A MÚSICA E O ENSINO DE QUÍMICA
LONDRINA
2018
Lígia Calixto Ribeiro
Renata Aparecida Braz Garcia
A MÚSICA E O ENSINO DE QUIMICA
Relatório elaborado na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação do curso de Licenciatura em Química, ofertada pelo Departamento Acadêmico de licenciatura em química, do Campus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Orientador: Prof. Dra. Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha
LONDRINA
AGOSTO, 2018
SILVEIRA, Marcelo Pimentel, KIOURANIS, Neide Maria Michelan. A música e o ensino de Química. Química na escola. N° 28, Maio 2008. Sessão: Relatos de sala de aula. Disponível em http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc28/07-RSA-2107.pdf Acesso em 13/08/18.
O artigo A música e o ensino de química escrito por Marcelo Pimentel Silveira, bacharel e licenciado em química e mestre em ensino de ciências, e por Neide Maria Michelan Kiouranis, licenciada em química, mestre e doutorada no ensino de ciências, publicado na sessão relatos de sala de aula da revista química na escola no ano de 2008, trata sobre a inclusão da musica no ensino de química e qual seria a finalidade dessa inclusão.
Atualmente a inclusão da mídia permite que alguns temas do cotidiano sejam relacionados com a química, no entanto essa relação é pouco discutida em sala, os autores defendem que o conhecimento químico pode ser construído para a compreensão de questões do dia-a-dia e para mudar a idéia inicial que a maioria das pessoas tem sobre a química, que normalmente é conhecida como uma vilã, é fundamental que o professor busque temas que desperte interesse nos alunos a buscar conhecimento afim de entender melhor o que acontece com o mundo que está inserido.
Os educadores estão correndo o risco de ficar falando e lendo sozinhos e reclamar a participação e o espírito critico enquanto os alunos estão vendo televisão, vendo vídeo games. A música e a letra podem ser uma alternativa importante, de acordo com Ferreira a música pode auxiliar no ensino por abrir possibilidades para um caminho que não é o verbal.
A música para o ensino trás o propósito de mudar a forma de se aprender, hoje a forma de aprender é a base de memorização, onde sobram somente o conhecimento básico, quando os autores perguntaram aos alunos qual a relação da musica e a química para eles, todos lembravam das musicas utilizadas em cursinhos, pré-vestibulares que sempre eram utilizadas em musicas de categorias jovens e com uma ênfase na memorização dos conceitos principais.
A proposta dos autores é utilizar a música para contextualizar o ensino dando um significado maior em conceitos e conhecimentos, buscando motivação e despertar o interesse através das letras e da música, indo além da força de expressão. A aula começa de maneira lúdica e procura estimular os alunos com a música, as composições abordam temáticas que despertam interesse dos alunos, buscando discussão e reflexão sobre o assunto abordado.
A educação cientifica passa a ser parte da realidade do interlocutor e não apenas paginas de livros didáticos, se a musica for utilizada apenas como instrumento de memorização ela perde o poder de articulação que desperta emoção, motivação e aprendizagem. Esse método dificilmente é incorporado no ensino, porém ela se revelou útil e espera-se que quem participou dessa experiência possa integrar a ciência em sua cultura.
...