LISTA DE EXERCÍCIOS AVALIATIVA – SIDERURGIA E FUNDIÇÃO
Por: Erika Souza • 26/8/2016 • Trabalho acadêmico • 282 Palavras (2 Páginas) • 1.502 Visualizações
1 - O carvão vegetal retira o oxigênio durante o processo de produção do ferro gusa, assim, fornecendo uma qualidade superior ao ferro gusa que utiliza o carvão mineral. Outro ponto significativo é que o carvão vegetal pode e deve vir de madeira de reflorestamento, ou seja, uma matéria prima se bem gerenciada, quase que ilimitada.
2 – As usinas integradas operam em três fases básicas, que são: redução, refino e laminação, estas participam de todo o processo produtivo e produzem o aço.
participam de todo o processo produtivo e produzem aço. Já as semi-integradas operam em apenas duas fases: refino e laminação. Estas, partem o ferro gusa, ferro esponja ou sucata metálica adquiridas de terceiros para transformá-los em aço em aciarias elétricas e sua posterior laminação.
4 – Ao meu ver é um ponto muito positivo, pois há um aumento da produtividade da indústria, atribuindo uma grande melhora da qualidade, pois máquinas automatizadas são capazes de fornecer resultados consistentes e repetíveis. Quanto à segurança, um operador pode acidentalmente cometer erros ao operar uma máquina manualmente, diferente do sistema automatizado, pois o sistema é operado por computador, fazendo com que as chances de acidentes sejam muito baixas.
5 – Pela facilidade no reparo dos moldes, elevada versatilidade quanto ao peso, a areia pode ser recuperada e apresenta fácil desmoldagem, além de ser um processo mais barato se comparado aos outros.
6 – Como em qualquer processo, algo pode não sair como o planejado e podem vir a ocasionar defeitos. Sendo os mais comuns:
- PROTUBERÂNCIA METÁLICA (REBARBAS):
‐ SEM MUDANÇA NA FORMA GEOMÉTRICA DA PEÇA
‐ COM MUDANÇA NA FORMA GEOMÉTRICA DA PEÇA
- CAVIDADES (POROSIDADES)
- TRINCAS (RUPTURAS, FRATURAS)
- SUPERFÍCIE DEFEITUOSA
- PEÇAS INCOMPLETAS
- DIMENSÕES OU FORMA INCORRETA
- INCLUSÕES
...