MEDIDAS DE pH INDICADORES pH E SOLUÇÃO TAMPÃO
Por: Jessica Santos • 1/10/2018 • Relatório de pesquisa • 1.193 Palavras (5 Páginas) • 656 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nesse experimento analisou-se medidas de pH e indicadores. Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.
Existem vários tipos de indicadores, por exemplo o papel tornassol: através do papel tornassol vermelho ou azul, este tipo de papel ao entrar em contato com uma determinada solução muda de cor. Exemplo: O papel tornassol azul em presença de uma solução ácida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos. O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda da cor vermelha para a azul. A Solução de fenolftaleína: È um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso. Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio. Por outro lado, se o meio for básico, a solução de fenolftaleína se torna rosa podendo ir do rosa claro ao rosa escuro). Existe um aparelho específico para medir pH chamado pHmetro, geralmente é encontrado somente em laboratórios.
1.1 OBJETIVOS
Verificar o pH das substâncias utilizando vários tipos de indicadores usando o pHmetro;
Verificar o efeito de soluções tampão em diversas condições.
PROCEDIMENTOS
2.1 PARTE A
Inicialmente enumerou-se quatro tubos de ensaio, sendo que em um tubo tinha uma solução X, em outro uma mistura Y, e nos dois últimos tubos, soluções de Carbonato de Cálcio (CaCO3), e Cloreto de Zinco (ZnCl2), respectivamente.
Após esse processo, mergulhou-se uma fita de pH em cada um dos tubos e verificou-se a variação de cores. Em seguida, com o auxílio de uma micropipeta, adicionou-se cinco gotas de azul de bromotimol nos tubos preparados acima.
Realizou-se novamente o preparo das soluções e acrescentou-se nos tubos cinco gotas de fenolftaleína.
2.2 PARTE B
Ligou-se o pHmetro e em seguida retirou-se e lavou-se os medidores de pH da solução protetora, e enxugou-se esses mesmo para se retirar o excesso da água. Após, calibrou-se o pHmetro, e foi inserido o medidor de pH e de temperatura na solução de pH 7,01 e esperou-se até que o pH do visor parasse de piscar. Finalizou-se apertando a tecla CFM, para calibrar.
Repetiu-se os mesmos procedimentos, porém inseriu-se os medidores na solução de pH 4,01.
2.3 PARTE C
Após todos os procedimentos de limpeza dos medidores de pH, inseriu-se os dois medidores dentro das soluções que se desejava medir o pH, esperou-se até o medidor se estabilizar, e após se medir o valor do pH de todas as soluções, lavou-se os medidores novamente com água destilada e guardou-se os mesmos dentro da solução protetora.
2.4 PARTE D
Iniciou-se, após a calibração do pHmetro, mediu-se o valor do pH da água destilada, das soluções de HCl 0,01 mol. L-1, Ác. Acético 0,10 mol. L-1, Ác. Acético + Acetato de sódio 0,10 mol. L-1 e HCl 5 x 10-5 mol. L-1.
Após isso, adicionou-se gota a gota de NaOH nas soluções de Ác. Acético 0,10 mol. L-1, Ác. Acético + Acetato de sódio 0,10 mol. L-1 e HCl 5 x 10-5 mol. L-1, e mediu-se novamente o pH das mesmas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
3.1 PARTE A
Nesse procedimento observou-se que a fita de pH que foi posta na solução de ácido clorídrico ficou com a coloração rosa salmão, quando adicionou-se o azul de bromotimol a cor mudou para um laranja intenso. A solução de cloreto de zinco com o vermelho de metila adquiriu uma coloração laranja menos intensa.
3.2 PARTE B
Após a filtração, notou-se que os resíduos que ficaram retidos no papel filtro possuíam coloração amarela, característica do chumbo, que por ser insolúvel em água acaba ficando retido. Diferentemente do iodeto de sódio, que é solúvel em água e, dessa maneira, acaba se solubilizando e ficando com a água destilada no filtrado.
3.3 PARTE C
Depois de medir o pH com o auxilio do pHmetro obteve –se como resultado para a solução de ácido clorídrico 2,06 na temperatura de 24ºC, e para hidróxido de sódio o pH medido foi 12,42 na mesma temperatura.
PARTE D
Após a realização da medida do pH com o auxilio do pHmetro e com a adição de gotas de NaOH, obteve-se
...