O CROMATOGRAFIA GASOSA
Por: Ricardo Lindner • 28/11/2017 • Trabalho acadêmico • 614 Palavras (3 Páginas) • 522 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
RICARDO LINDNER
CROMATOGRAFIA GASOSA
PONTAL DO PARANÁ
2017
OBJETIVO
Tem como objetivo uma melhor compreensão em uma aula pratica como funciona a separação dos componentes de uma mistura, usando a cromatografia em coluna, tendo a fase móvel composta por agua e alcool e a fase estacionaria a areia que tem como componente principal á sílica, bastante utilizada na cromatografia.
MATERIAIS E REAGENTE
- Bureta
- Bequers
- Algodão
- Suporte Universal
- Garra
- Areia
- Álcool
- Água
- Água destilada
- Tinta de caneta esferográfica preta
- Pipeta de plástico
- Espátula
MÉTODOS UTILIZADOS
- Primeiro usamos a areia já lavada e hidratada para fazer a faze estacionaria dentro de uma bureta de 50 ml colocando aproximadamente 15 cm de areia e a deixamos mais compacta possível.
- Colocamos o solvente de 50% álcool e 50% água, para que saia todo o ar contido nos espaços de areia até que comece a gotejar e não haja nem um tipo de fenda, sendo então o empacotamento da coluna para não haver um alargamento do pico.
- É necessário duas gotas de corante de caneta preta dentro do bequer e gradualmente colocando mais solvente ( fase móvel) para que a solução ser estudada passe pela fase estacionaria.
- Abrimos a torneira e conforme a penetração do analito e necessário mais fase móvel, para os pigmentos separarem e saírem em uma ordem diferente.
- Coletar os pigmentos de cores diferentes em frascos limpos para analisar a coloração que obtiverão ao decorrer de todo processo.
INTERPRETAÇAO DOS RESULTADOS
- Qual foi a fase estacionaria utilizada neste experimento?
R: Foi a areia devido a sílica ser seu principal composto.
- Qual foi a fase móvel utilizada? É polar ou apolar?
R: A fase móvel foi o solvente de (1:1) 50%Alcool e 50%agua. É um solvente polar.
- Por que o pigmento sai primeiro que o outro?
R: Devido a interação com a fase estacionaria alguns pigmentos ficam mais retidos por serem mais solúveis, saindo então depois dos que são mais insolúveis na fase estacionaria.
- Com os dados obtidos, responda de quantos pigmentos é composta a tinta de caneta que você utilizou?
R: A tinta de caneta preta tem três cores, porém devidos a alguns erros na execução do experimento saiu apenas duas cores: Amarelo e Violeta.
DISCUSSÃO
Nesse processo observamos que acontece uma separação do pigmento que foi analisado, usando fase móvel para que o pigmento passe pela fase estacionaria para obter que possam passar de acordo com interação de cada um com a devida fase.
...