O Determinar Teor de Álcool na Gasolina
Por: belridder • 18/5/2020 • Trabalho acadêmico • 578 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
Universidade Positivo
BIOMEDICINA
ISABELLE DE RIDDER
INSTRUMENTAÇÃO LABORATORIAL
Determinar Teor de Álcool na Gasolina
Curitiba
2018
ISABELLE DE RIDDER
INSTRUMENTAÇÃO LABORATORIAL
Determinar Teor de Álcool na Gasolina
Trabalho apresentado como nota parcial à disciplina de Instrumentação Laboratorial, do curso de Biomedicina, da Universidade Positivo
Professora: Silvia Haluch
Curitiba
2018
INTRODUÇÃO
As gasolinas encontradas nos mais variados postos de combustíveis na cidade não são puras. A Lei Nº8.723, de 1993, permitiu a mistura de etanol na gasolina. Conforme os anos passam o percentual do álcool variou e até então o aceito é 27% na gasolina comum e 25% na gasolina premium.
São muitos os casos de alteração indevida no percentual de álcool na gasolina, em muitos postos de combustível. A adição de etanol é feita porque ele aumenta o índice de octanagem (resistir a compressão sem entrar em ignição) da gasolina, tornando-se um antidetonante da mesma, já que ela se torna mais resistente a compressões. Além de que menos monóxido de carbono é liberado para o ambiente, na gasolina somada com álcool.
A alteração indevida da gasolina é prejudicial aos motores dos carros. Etanol acima do limite, faz com que os carros começem a falhar, demorando mais para dar partida. Além de que as peças do sistema de injeção eletrônica com o tempo começam a ficar corroídas. Existe um teste, rápido e fácil para determinar se a porcentagem de álcool esta no límite permitido por lei, e é isso que será desenvolvido no trabalho.
DESENVOLVIMENTO
O experimento para determinar o percentual de álcool na gasolina é bem simples. Ele se baseia praticamente em adicionar água a gasolina e calcular o aumento no volume. Será necessária uma proveta de 100 ml limpa, seca e com tampa, 50 ml de gasolina e 50 ml de água deionizada.
O processo consiste em adicionar na proveta 50 ml de gasolina e 50 ml de água, fechar bem a proveta e agitar durante alguns segundos. Após deixar em repouso é possível observar que a água ira retirar o álcool que estava misturado na gasolina, isso porque o etanol possui uma parte apolar e outra polar. A apolar é atraída pelas moléculas da gasolina que são apolares pela força de dipolo indozido. E a parte polar é atraída pela água, pela presença do grupo hidroxila (OH), realizando ligações de hidrogênio, que são mais fortes que a ligação de dipolo induzido.
A água por ser mais densa ficará na parte inferior da solução e a gasolina na parte superior. Para calcular se a quantidade de entanol na gasolina está conforme a lei, basta analisar quanto de álcool foi retirado dela. Por exemplo, o volume da fase aquosa passou de 50 ml para 60 ml e da gasolina foi de 50 ml para 40 ml, então podemos concluir que 10 ml de álcool foram extraídos da gasolina, basta fazer uma regra de três para concluir que a porcentagem de álcool é de 20%, abaixo do limite permitido.
...