O ENSINO DA QUÍMICA ATRAVÉS DE AULA EXPERIMENTAL: Contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem
Por: WMPereira • 14/5/2019 • Artigo • 3.858 Palavras (16 Páginas) • 324 Visualizações
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
WILSON MARIANO PEREIRA
O ENSINO DA QUÍMICA ATRAVÉS DE AULA EXPERIMENTAL: Contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem
RECIFE - PE
2017
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
WILSON MARIANO PEREIRA
O ENSINO DA QUÍMICA ATRAVÉS AULA EXPERIMENTAL: Contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem
Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Ensino de Química.
RECIFE - PE
2017
O ENSINO DA QUÍMICA ATRAVÉS DE AULA EXPERIMENTAL: Contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem
WILSON MARIANO PEREIRA[1]
RESUMO
Este artigo descreve uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino da química, através de práticas experimentais, no que diz respeito à metodologia e prática de ensino. O trabalho está fundamentado nos estudos de realização de experimentos químicos nas aulas de química. Apresentam-se caminhos alternativos de se criar condições no ensino de química, para que a criatividade se desenvolva através destas aulas, levando os alunos a buscarem novos saberes. Também é apresentada uma proposta de ensino de química, onde aulas experimentais, convenientemente desenvolvidas, podem contribuir para incentivar e desenvolver a criatividade dos professores e alunos, tornando a prática educativa da química mais significativa e prazerosa de se vivenciar.
Palavras chaves: Ensino da química, ensino-aprendizagem, aulas experimentais.
Introdução
No mundo em que vivemos, a realidade encontra-se em constante transformação, e na educação não é diferente, porém precisamos está atentos a elas. No cenário escolar, por exemplo, podemos observar em relação à química inúmeras discussões sobre seu ensino e aprendizagem, e até mesmo sobre os objetivos em termos macro do que se trabalhar e de como se trabalhar. Essas discussões são fundamentais para que possamos refletir e construir práticas que possibilitem a inserção social do aluno e o seu exercício da cidadania.
Diante do exposto, através de um levantamento bibliográfico sobre o assunto, pode-se observar que se pode trabalhar com experimentos químicos como uma forma para as aulas de química, de uma forma mais simples e eficaz, fazendo com que o aluno tenha interesse em aprender química, as aulas poderão ser motivadoras para que haja o processo de ensino aprendizagem de uma forma concreta e dinâmica.
Este trabalho surge da necessidade de se estudar o papel da química, com contribuição no processo educacional, no cotidiano ou realidade prática do educando. Desta forma, o objetivo deste estudo é apontar uma proposta pedagógica para o ensino de química, a partir de atividades experimentais que permitam ao estudante uma compreensão de como a química se constrói e se desenvolve, presencia a reação na prática, despertando deste modo um maior interesse nesta disciplina.
Outro ponto importante é a participação do aluno no processo de planejamento das aulas e na execução das mesmas, pois a partir das teorias poderão colocar em prática os experimentos.
A realização de aulas práticas bem planejadas facilita muito a compreensão da produção do conhecimento em química, podemos incluir demonstrações feitas pelo professor e experimentos realizados pelo próprio aluno buscando a confirmação de informações já adquiridas em aulas teóricas, cuja interpretação leve a elaboração de conceitos, sendo importantes na formação de elos entre as concepções espontâneas e os conceitos científicos, propiciando aos alunos oportunidades de confirmar suas idéias ou então reestruturá-las.
Haja vista, que quando se fala em química, uma das dificuldades na aquisição da mesma é a falta de contato com o objeto a ser aprendido, gerando uma complexidade para os alunos, motivo pelo qual leva muitos alunos a se distanciarem da mesma.
Sabendo-se que a química é a ciência que estuda a matéria, suas transformações, e as variações de energia que ocorrem nela, se a química estuda a matéria e suas transformações, é de extrema importância que a prática caminhe junto com a teoria, e tal união entre a teoria e a prática facilita o processo de ensino-aprendizagem.
Desenvolvimento
A humanidade desde sempre tenta entender como funciona a natureza, seus conceitos e suas transformações, naturais ou provocadas pelas as mais diversas ações do homem. As ciências naturais têm permitido, através de seus instrumentos e métodos; conhecer a realidade externa bem além do alcance de uma mente individual e dos sentidos.
SILVA, et al, 2009 descrevem que:
O Ensino de Química nas escolas públicas ainda está limitado a aulas tradicionais, reduzindo-se à transmissão de informações, definição de leis e conceitos, sem nenhuma interação de conteúdo como cotidiano dos alunos. Modelos científicos são desenvolvidos frequentemente como objetivo de auxiliar os alunos na compreensão de idéias aceitas cientificamente. Para superar as dificuldades do processo de ensino do tema, é fundamental conhecera concepção dos alunos sobre o mesmo, para que ao introduzir o conceito em sala não ocasione dificuldades na aprendizagem.
O ensino da química além de enfrenta esses problemas apresentados pelo autor, existem ainda diversos problemas, tais como: escola sem estrutura física para o desenvolvimento de aulas práticas, desmotivação dos alunos para aprender os conteúdos de química e aulas meramente mecânicas copiadas dos livros didáticos, percebe-se que os alunos, muitas vezes, não conseguem aprender, não são capazes de associar o conteúdo estudado com seu cotidiano, tornando-se desinteressados pelo tema, onde se deparam com conteúdos difíceis de serem interpretados por se tratarem de textos científicos, diante disto, o professores necessitam relacionar o processo de ensino-aprendizagem em consonância com a vida cotidiana dos alunos, buscando técnicas que facilite o entendimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula, fazendo aulas experimentais que possam interpretar os conceitos trabalhados na teoria, sendo de extrema importância os comprometimentos no processo de formação para a dinamização do conhecimento, fazendo com que as aulas sejam mais prazerosas, atrativas e com mais envolvimento dos alunos no ato de aprender.
...