PRODUÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL PARA AULA EXPERIMENTAL
Ensaios: PRODUÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL PARA AULA EXPERIMENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elisa40 • 11/5/2014 • 603 Palavras (3 Páginas) • 747 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
FACULDADE DE QUÍMICA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA MODALIDADE A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA QUÍMICA
TUTOR: GEZIEL MOURA
ALUNOS: ELISÂNGELA SANTOS DA SILVA
GILVAN SILVA TELES
IVANA ALEIXO DA SILVA
PERLA DO CARMO SANTOS BARROS
WELISON LOPES DA SILVA
PRODUÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL PARA AULA EXPERIMENTAL
Bujaru
2011
TÍTULO DA AULA: Tensão Superficial e Forças Intermoleculares
TÍTULO DO EXPERIMENTO: Tensão superficial - Será que agulha afunda?
OBJETIVOS
Esta proposta tem como foco discutir a tensão superficial e as forças intermoleculares em líquidos, ligando os conceitos básicos ao raciocínio dedutivo dos estudantes por meio de aulas demonstrativas com experimentos simples.
RESUMO TEÓRICO SOBRE O ASSUNTO ABORDADO
A origem da tensão superficial se encontra nas interações intermoleculares, que resulta na formação de uma membrana elástica na superfície do líquido. É dependente do líquido, das moléculas ou dos íons presentes e da temperatura.
A tensão superficial reflete-se sobre a habilidade dos líquidos molharem ou não as superfícies. A molhabilidade é explicada pela diferença entre as interações resultantes das forças de atração do líquido entre si ( força de coesão ) e das forças de atração do líquido pelo sólido em contato ( força de adesão ). Pode ser quantificada pela formação das gotas, onde os líquidos com maior tensão superficial tende a formar gotas maiores.
A tensão superficial é responsável pela forma quase esférica das gotas de água que pingam da torneira ou mesmo da água derramada na superfície. Esta tensão é ainda percebida no caso de gotas de mercúrio colocadas sobre uma superfície, onde pequenas esferas não molham a superfície.
Para que um objeto afunde na água, primeiro ele precisa romper a superfície. Por causa da tensão superficial, a superfície da água fica mais resistente e a agulha flutua. Quando adicionarmos detergente à água, inserimos moléculas que interagem diferentemente, o que resulta no enfraquecimento das interações originais. O resultado faz com que a superfície do líquido não suporte a massa da agulha e a agulha acaba por afundar.
Os fenômenos complexos podem ser analisados a partir de fenômenos simples se organizados de modo adequado. A contextualização do conceito de tensão superficial e forças intermoleculares legitimam os esforços para estímulos às aulas demonstrativas e a visualização, motivando
...