O INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO (ILATIT)
Por: João Paulo Santana • 26/5/2022 • Relatório de pesquisa • 1.452 Palavras (6 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO (ILATIT)
ENGENHARIA QUÍMICA
PRÁTICA 2 - DESTILAÇÃO SIMPLES
BRENDA SANTANA DE ALMEIDA
CAROLINA ALVARENGA DOS SANTOS
GIOVANNA JULIANA GHELLERE
IZADORA REGINA DA COSTA ASSIS
MARIA LAURA DE SOUZA PEREIRA
Foz do Iguaçu-PR
2022
SUMÁRIO
RESUMO 3
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. MATERIAIS E MÉTODOS 5
3.1. MATERIAIS 5
3.2. REAGENTES 5
3.3. METODOLOGIA 6
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
4.1. CÁLCULO A DENSIDADE 6
5. CONCLUSÃO 8
6. REFERÊNCIAS 9
RESUMO
A destilação é o processo de separação de misturas homogêneas mais empregado em laboratórios de química e a destilação simples foi o método escolhido para separar o álcool misturado ao vinho fermentado BERTOLETTI 10,7%v/v. Foram colhidas quatro frações de aguardente ao longo da destilação apresentando 84,89%, 71,73%, 50,13% e 35,43% de teor alcoólico médio v/v respectivamente. O baixo grau de pureza do destilado demonstra que a destilação simples não é o método mais adequado quando envolve misturas de substâncias com ponto de ebulição próximos.
1. INTRODUÇÃO
Destilação é um método ou processo físico de separação de uma mistura de líquidos ou de sólidos dissolvidos em seus componentes. Esse processo é caracterizado pelo fato de o vapor formado possuir uma composição diferente do líquido residual. O vapor é condensado e o produto obtido é conhecido como destilado (Masterton e Slowinski, 1978; Sardella, 1997). Há a importância desse destilado ser volátil na temperatura do processo.
Durante muito tempo, esse tem sido um importante método de separação e/ou purificação de compostos químicos em laboratórios e em indústrias, pois se trata de um procedimento simples, eficiente e economicamente viável para muitos processos de separação de misturas (Beltran, 1996). Embora pela história ainda existam dúvidas acerca de quem “criou” o método de destilação, o primeiro documento impresso e largamente difundido na sociedade sobre a aplicação do processo de destilação deve-se a Brunswig (Dekker, 1993; Beltran, 1996), publicado em 1500.
Um exemplo largamente conhecido de utilização de técnicas de destilação é a produção de bebidas alcoólicas. A bebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o ponto de ebulição do álcool é menor que o da água presente no mosto, o álcool evapora, dando-se assim a separação da água e do álcool (UFOP, 20--?).
A figura 1 apresenta um equipamento simples (destilação simples), que consiste de um frasco de destilação (no qual será aquecida a mistura de líquidos ou de soluções de sólidos dissolvidos em solvente), uma fonte de aquecimento, um condensador e um vaso de coleta do destilado (Peruzzo e Canto, 1996). Segundo um material disponibilizado pela UFOP (20--?), quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante toda a destilação. O mesmo comportamento é observado em misturas contendo um líquido e uma impureza não volátil, uma vez que o material condensado não está contaminado pela impureza. A destilação simples só deve ser usada na purificação de misturas líquidas onde somente um dos componentes seja volátil, ou a diferença entre os pontos de ebulição das substâncias seja maior que 30ºC (UFOP, 20--?).
Figura 1 – Esquema do processo de destilação simples.
[pic 2]
Fonte: GlassLab, 2021.
2. OBJETIVOS
Compreender e aplicar os conceitos envolvidos no processo de destilação simples de um composto fermentado.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1. MATERIAIS
- Manta aquecedora;
- Balão de fundo redondo;
- Rolha com termômetro acoplado;
- Condensador;
- Erlenmeyer;
- Garras e conectores.
3.2. REAGENTES
- Vinho de mesa tinto suave bordô (Bertoletti Vinícola);
- Água da torneira.
3.3. METODOLOGIA
Conforme ilustrado na Figura 1, foi montado o aparato de destilação simples. No balão de fundo redondo foram adicionados 100 mL do vinho tinto e esferas de vidro. O balão foi colocado na manta de aquecimento, conectado ao aparato e então, a corrente de água do condensador foi ligada.
O vinho foi aquecido até atingir a temperatura de 82°C, em que iniciou-se o processo de destilação. Foram retiradas 4 coletas de 7 mL, das quais foram pipetados 2 mL em triplicata e pesados, com a finalidade de calcular a densidade do álcool etílico destilado. A temperatura foi controlada e a destilação procedeu-se até 98,2 °C.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1. CÁLCULO A DENSIDADE
Pesado e anotado os valores de massa e volume das triplicatas das quatro frações como citado na metodologia, calculou-se a densidade através da fórmula:
[pic 3]
As tabelas 1, 2, 3 e 4 a seguir apresentam as massas e volumes das triplicatas de cada fração pesadas e a densidade calculada.
Tabela 1: Valores obtidos da triplicata da primeira fração.
Fração 1 | Massa (g) | Volume (mL) | Densidade (g/mol) |
1 | 1,6921 | 2 | 0,84605 |
2 | 1,6907 | 2 | 0,84535 |
3 | 1,6883 | 2 | 0,84415 |
Fonte: As autoras, 2022.
...