O USO DO MICÉLIO PARA CONSUMO DE MATÉRIA ORGÂNICA E PURIFICAÇÃO DA ÁGUA
Por: teteussss • 21/9/2022 • Projeto de pesquisa • 383 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
[pic 1] Etec Prof. Dr. José Dagnoni |
O USO DO MICÉLIO PARA CONSUMO DE MATÉRIA ORGÂNICA E PURIFICAÇÃO DA ÁGUA
Maria Eduarda Cerqueira
@MARIA EDUARDA CERQUEIRA[a]
Matheus de Azevedo dos Santos
@MATHEUS DE AZEVEDO DOS SANTOS[b]
Sofia Liasch França
@SOFIA LIASCH FRANCA[c]
Rhuan Silva Fernandes
@RHUAN SILVA FERNANDES[d]
RESUMO
PALAVRAS CHAVE
INTRODUÇÃO
A água é um elemento natural essencial para a vida e a sobrevivência, sabe-se que esse recurso é limitado pelas condições naturais do planeta. Além disso, para o consumo humano a água deve estar potabilizada. Nesse caso, é de suma importância o tratamento hídrico, porém não são todos que tem acesso a essa perspectiva. Pensando nisso, desenvolvemos uma etapa de procedimentos onde usamos a capacidade decompositora do fungo para agir contra a matéria orgânica presentes na água.
O fungo utilizado é o cogumelo Shimeji branco (Pleurotus), escolhido por ser um agente decompositor de valor acessível, que se alimenta de matéria orgânica. São cultivados em um substrato rico em nutrientes, e com muita umidade. Em função a pouca exigência de espaço para o cultivo, essa atividade é considerada de baixo custo. Diante desses aspectos, é possível o desenvolvimento do micélio.
O micélio são as raízes que progridem a baixo do cogumelo, tratam-se de filamentos extremamente finos de coloração branca, que se desenvolvem em todas as direções, assim formando uma tela complexa que cresce muito rapidamente. Quando o fungo se implanta em um local propício (como o substrato), o micélio se comporta como uma cola, cimentando o substrato e transformando o conjunto em um bloco sólido. A partir de estudos, foi possível deslindar o uso do micélio para a decomposição de matérias orgânicas e além disso, lipídios e bactérias. Por conseguinte, foi ponderado a utilização do micélio para a purificação hídrica, sendo empregue para uma etapa de tratamento da água.
O tratamento da água é dividido em várias etapas como: Coagulação e floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação. O passo de desinfetação são utilizados agentes químicos como o Cloro, para a destruição de microrganismos patogênicos. Nessa hipótese, o micélio entraria como um auxiliar, a fim de diminuir a sintetização no processo, assim então o tornando mais natural. Além disso, ajudaria pessoas onde não há água potável, fazendo com que possam encontrar no micélio uma ajuda para a limpeza da água.
[a]@MARIA EDUARDA CERQUEIRA
[b]@MATHEUS DE AZEVEDO DOS SANTOS
[c]@SOFIA LIASCH FRANCA
[d]@RHUAN SILVA FERNANDES
...