OPERAÇÕES UNITÁRIAS DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS II
Por: Gabys Cristinah • 26/2/2019 • Relatório de pesquisa • 800 Palavras (4 Páginas) • 158 Visualizações
LAMPARINA [pic 1]
OPERAÇÕES UNITÁRIAS DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS II
Turma – 4º Química
Gabrielle Cristina
Lucas Cavalari
Maria Lopes
Raphael Martins
Renan Nunes
Tulio Cesar
Vitor Leonardo
Prof. Me. Adenilson e Prof. Juliana
Agosto/2018
Título: Lamparina
- Introdução:
A troca de calor entre materiais, ou seja, propagação de energia térmica, pode causar mudanças nos materiais que trocam energia. As principais mudanças que podem ocorrer num material devido a variações de sua energia térmica são: variação da temperatura, variação de volume e mudança de estado físico.
Todos os materiais são formados por moléculas (menor parte da matéria que conserva as características de uma substância), sendo que a maioria dos materiais que encontramos na natureza são formados pela mistura de diferentes substâncias. O efeito do aumento de energia térmica num material é o aumento da velocidade com que as moléculas se movem (vibram) no material. O aumento de temperatura se dá por que a temperatura que sentimos é um indicativo da energia cinética com que as moléculas estão vibrando, ou seja, o quão rápido as moléculas estão se movimentando. O estado físico de um material, sólido, líquido ou gasoso, é devido à interação elétrica existente entre as moléculas das substâncias de que é formado o material. Com o aumento da energia térmica das moléculas, ou seja, com o aumento da intensidade com que vibram as moléculas, chega-se a uma certa temperatura onde a intensidade da vibração é suficiente para superar a interação molecular existente.
Então ocorre a mudança de estado, as moléculas de um sólido vibram em torno de uma posição fixa; na mudança para o estado líquido as moléculas deixam de ter esta posição fixa de vibração, e com isso podem se deslocar de um lugar para outro. Na mudança do estado líquido para o gasoso, as moléculas deixam de ter interações entre si e passam a se movimentar para qualquer direção, se movendo pelo ambiente todo em que estiver o gás. A diminuição da quantidade de energia térmica simplesmente faz com que os mesmos fenômenos aconteçam, só que em ordem contrária.
- Objetivo:
Desenvolver habilidades no método de analisar a lamparina.
- Procedimento:
Matérias e reagentes:
- Balança
- Bico de Bunsen
- Termômetro
- Vidro relógio
- Béquer
- Pote de doce
- Pano
- Àgua
- Álcool
- Procedimento:
- Tarou-se o frasco e colocou-se um determinado volume de álcool, deixando o frasco com uma massa de 93,0862 g e tampou-se, deixando apenas uma brecha na tampa para que seja colocado um pedaço de pano, o qual servirá de pavio para manter a lamparina acesa;
- Em um béquer de 50 mL, pesou-se um volume de água;
- Mediu-se a temperatura da água em temperatura ambiente, resultando em um valor de 27 °C;
- Montou-se o tripé para que fosse possível elevar a temperatura da água em 50 °C a mais que a temperatura ambiente da água, chegando a uma temperatura de 77 °C após 6 minutos de aquecimento;
- Depois de consumido o álcool do frasco na elevação da temperatura da água, pesou-se o frasco com o volume de álcool restante, chegando a uma massa de 83,0624 g;
- Para fins de cálculo, anotou-se uma diferença de 10,0 g do peso do frasco com álcool antes de ser usado para aquecer a água com o peso do mesmo depois de ser usado.
- Resultados e Discussão:
Após a realização do experimento obteve-se os seguintes resultados:
1 C2H5OH + 3 O2 → 3 H2O + 2 CO2
A partir da reação de combustão do álcool, calculou-se a entalpia dos reagentes e dos produtos, utilizando a massa de álcool utilizada, para obter-se a variação de entalpia final do sistema montado.
MM C2H5OH= 46 g/mol
MM O2= 16 g/mol
MM H2O= 18 g/mol
MM CO2= 44 g/mol
Sendo assim, comparou-se a massa molar dos reagentes e produtos para chegar à quantidade de mols utilizados na reação, chegando aos resultados à seguir:
...