OS FUNDAMENTOS DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS UFSM
Por: vithória oliveira • 10/12/2021 • Resenha • 331 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
O que é o teste de proveta e para que ele serve?
→ O ensaio de proveta consiste em um teste de sedimentação descontínua, que tem o objetivo de acompanhar o deslocamento da interface superior de uma suspensão ao longo do tempo. Este teste, serve para determinação da velocidade de sedimentação da fase sólida (deslocamento da interface superior), bem como para identificação da concentração final de sólidos no sedimento e tempo necessário para a sedimentação. Podendo ser aplicado na obtenção de polpas com concentrações adequadas a um determinado processo subsequente, por exemplo.
Funcionamento:
→No início do ensaio (t0), a suspensão apresenta-se homogênea e a concentração da fase particulada é constante em todos os pontos ao longo da altura da proveta. Logo depois, as partículas (aglomerados) mais densas (mais concentradas) começam a sedimentar com maior velocidade ,formando assim, a região de compactação.
→ Já em (t1), aglomerados finos (menos concentrados) sedimentam mais lentamente, formando a região intermediária de sedimentação livre.
→ Por último, em (t final), com a sedimentação das partículas da região livre na região de compactação no fundo da proveta, forma-se acima, uma região de clarificação, isenta de sólidos.
→A partir de então a sedimentação consiste em uma compressão lenta da fase particulada, que expulsa o líquido existente entre as partículas para a região de líquido clarificado.
→A expulsão do líquido promove a acomodação da fase particulada, que pode ser observada por meio de uma pequena variação na altura da região de compactação
→Em síntese, o deslocamento da interface se dá com maior velocidade na etapa inicial, de sedimentação livre, devendo-se anotar a altura pelo operador em intervalos de tempos pré-estabelecido.Ao final do ensaio, quando a maioria das partículas já sedimentou, ocorrendo assim, o empacotamento do leito de sólidos no fundo da proveta, a variação de altura da interface é lenta. Nesse momento, o intervalo de tempo de observação aumenta, até ocorrer a estabilidade no valor da altura da região de compactação de sólido
...