PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE 0,1 mol/L de NaOH
Por: miksalexandre • 19/11/2022 • Relatório de pesquisa • 1.281 Palavras (6 Páginas) • 161 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Cariri
Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)
Curso de Engenharia Civil
Laboratório de Química Geral para Engenharias
Micaelle Alexandre de Oliveira
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE 0,1 mol/L de NaOH
CEARÁ 2022
Sumário
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVO 3
3. MATERIAIS E METODOS 3
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4
5. CONCLUSÃO 8
Referências Bibliográficas 9
Anexo 10
INTRODUÇÃO
As aulas dinâmicas com práticas expositivas e a realização de experimentos ajudam a aproximar a química vista na sala de aula do cotidiano dos alunos e a compreender o mundo, a humanidade e a natureza. A atividade laboratorial n°3 da disciplina Química baseou-se em preparar e padronizar uma solução de hidróxido de sódio (NaOH).
Segundo a teoria de Arrhenius, bases são substâncias que, em meios aquosos, amplificam a concentração de íons hidróxidos, OH- (aq), na água. O hidróxido de sódio, NaOH, é um sólido iônico. Nele, a ligação não é entre átomos, mas entre os íons Na+ e OH. O nome hidróxido de sódio é a unificação das palavras ‘hidróxido de’, seguidas pelo nome do cátion de sódio (USBERCO J., SALVADOR E.,2006) .
O NaOH, também conhecido popularmente como soda cáustica, é um hidróxido cáustico muito utilizado nas indústrias têxteis, de celulose e de papel, até mesmo no ramo alimentício. Em lares domésticos, a soda cáustica é amplamente consumida para desobstruir encanamentos e sumidouros devido ao seu alto poder de corrosão. Por sua propriedade alcalina, este composto é o oposto químico dos ácidos, logo ele consegue neutralizá-los. Esta reação de neutralizante resulta em água e sal. Outro exemplo de utilização desta solução são os lavadores de gases, que são aparelhos para o controle da poluição do ar, pois este sistema neutraliza as emissões de gases ácidos de chaminés, contribuindo para a diminuição da poluição (RUSSOMANNO, 2022).
Várias substâncias utilizadas em análise volumétrica não atendem às condições de padrão primária, devendo por esta razão, ocorrer uma padronização. A definição da quantidade de uma substância dissolvida em um solvente qualquer, pode ocorrer por titulação. Este procedimento se baseia na reação de uma solução de concentração desconhecida adicionado à solução de concentração conhecida na presença de uma substância que indica o término da reação, chamada de indicador (SKOOG,2006).
Após a reação entre a solução padrão e a substância ser finalizada, o indicador faz com que haja uma modificação visual de coloração do líquido que está sendo titulado. Ao padronizar uma solução determina-se a concentração real (DASILVA; SILVA, 2012).
OBJETIVO
Preparar a solução de NaOH 0,1 mol/L e padronizar a solução preparada através da titulação utilizando biftalato ácido de potássio (KHC8H4O4) como padrão primário.
MATERIAIS E METODOS
3.1 Materiais
- Béquer
- Hidróxido de sódio
- Balança analítica
- Pisseta com água destilada
- Bastão de vidro
- Balãovolumétrico de 100 mL
- Biftalato de potássio
- Fenolftaleína
- Erlenmeyer
- Bureta de 25 mL ou 50 mL
- Suporte metálico com garras metálicas.
3.2 Procedimentos
3.2.1 Preparação da solução de NaOH 0,1 mol/L
- Inicialmente foi calculado a massa necessária de NaOH para preparar 100 ml de solução 0,100 mol/L de NaOH.
- Após o material já aferido, foi adicionado uma pequena quantidade de água destilada apenas para dissolução da substância.
- Dissolvo o composto transferiu-se o mesmo para um balão volumétrico de capacidade de 100 ml e completado sua capacidade total com água destilada.
- A solução foi agitada a fim de homogeneizá-la.
3.2.2 Preparação 10 ml de biftalato de potássio 0,1 mol/L e Padronização da solução de NaOH
- Pesou-se a massa de biftalato de potássio e transferiu-a para um erlenmeyer de 125 ml e dissolvido com água em 10 ml. .
- Na preparação da bureta, a mesma foi previamente lavada com uma pequena quantidade da solução preparada anteriormente de NaOH e fixada firmemente no suporte com garras. Depois foi abastecida sua capacidade com a solução de NaOH cuidadosamente a fim de evitar a criação de bolhas no seu interior.
- Adicionou-se a solução de biftalato de potássio preparada no erlenmeyer 2 gotas de fenolftaleína que atua como indicador de PH.
- Posicionado o erlenmeyer abaixo da bureta e aberta a válvula lenta e gradual de gotejamento, ao ponto que, conforme as gotas forem chegando a substância do erlenmeyer, o frasco seja agitado cuidadosamente com movimentos circulares.
- O gotejamento de NaOH ocorre até que a solução homogeneizada torne-se da cor rósea.
- Anotado o volume gasto de NaOH gasto durante o processo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1 Resultados obtidos nos procedimentos
- Calculo da massa necessária de NaOH:
Somatório das massas molares de cada elemento químico:
Na | 23 |
O | 16 |
H | 1 |
Total | 40g/mol |
Calculo da concentração teórica:
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
Adaptando para 100 ml de solução:
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
A solução de NaOH absorve Ce forma o carbonato de sódio, resultando em:[pic 8]
[pic 9]
Cálculo da concentração real da solução. Sabe-se que:
...