PREPERARO DA SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO (NaOH) e ÁCIDO CLORÍDRICO (HCL)
Por: Pauloxp • 16/11/2018 • Relatório de pesquisa • 1.099 Palavras (5 Páginas) • 461 Visualizações
PREPERARO DA SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO (NaOH) e ÁCIDO CLORÍDRICO (HCL)
JUNIOR, Paulo Nobre da Silva1
RESUMO
O processo para o preparo de soluções inicia-se pela analise das substâncias e suas características, tendo em vista que tais características influenciam no resultado final das soluções, e através de diversos cálculos chegamos a uma solução de concentração mais próxima possível do desejado.
Palavras-chave: Solução; NaOH; HCL; Cálculo.
INTRODUÇÃO
No laboratório a preparação de soluções é uma atividade muito comum, e necessita ser feito com muita atenção e cuidado, pois envolvem cálculos quantitativos de solutos e de solventes, e manuseio de ácidos/bases, forte/fraco.
O NaOH é considerado uma base forte, o conceito empregado à sua força é o de dissociação, uma vez que seus íons já existem em sua forma molecular. Uma base forte, portanto, se dissocia quase que completamente, liberando íons hidroxilas (OH-) em solução e não restando praticamente nada na espécie molecular. Já o HCL é um ácido forte, que sofre ionização em meio aquoso, pois quando dissolvido em água, libera íon hidrônio (H+) com facilidade, ou seja, um ácido como HCL, quando dissolvido, têm a molécula separada em íons, liberando H+ e ions cloreto (Cl-) [1].
OBJETIVOS
-Realizar cálculos envolvendo quantidades de soluto e de solvente necessários para o preparo de soluções de ácidos e bases fortes;
- Utilizar vidraria apropriada para o preparo das soluções.
MATERIAIS E REAGENTES
- Balança analítica;
- Erlenmeyer de 250 mL;
- Balão volumétrico de 250 e 200 mL;
- Béquer de 200 e 250 mL;
- Espátula;
- Funil;
- Bastão de vidro;
- Pisseta;
- Pipeta graduada de 10 mL;
- Água destilada;
- Hidróxido de sódio sólido (NaOH);
- Ácido clorídrico líquido (HCL).
PARTE EXPERIMENTAL
Preparação de 250 mL de solução de NaOH 0,1 mol/L
Já com o cálculo de massa do soluto necessária para o experimento, pesou-se o hidróxido de sódio na balança analítica, para poder obter o valor aproximado de 1g. Utilizando a espátula, foi colocado gradualmente o NaOH dentro de um béquer de 250 mL que estava na balança analítica. Vale ressaltar que antes de adicionar o NaOH, a balança teve sua tara selecionada a partir da massa do béquer.
Depois da pesagem do NaOH, o béquer em que estava foi tampado com um papel, pois o hidróxido de sódio é higroscópico, ou seja, absorve água com facilidade. Em seguida foi adicionado água ao béquer para dissolver o NaOH presente e utilizado o bostão para mexer o mesmo, com a ajuda de um funil a solução foi transferida para um balão volumétrico de 250 mL, no final a água foi sendo colocada ao poucos com a pipeta graduada de 10 mL até se ajustar ao traço de aferição do balão volumétrico. Finalizado com a rotulação do balão contendo os dados da solução, dia e responsáveis.
Preparação de 200 mL solução de HCL 0,1 mol/L
Já com o cálculo do volume necessário, abriu-se o frasco contendo HCL dentro da capela com o vidro um pouco baixo, pois em contato com o ar ele evapora dando origem a um gás que irrita os olhos e de odor forte, com o auxilio da pipeta retirou-se aproximadamente 1,7 mL de HCL que foi transferido imediatamente para um béquer de 200 mL já contendo em eu seu interior 30 mL de água destilada, em seguida foi transferida a substância para o balão volumétrico de 200 mL, e preenchido de água destilada até o traço de aferição com a pipeta. Aguardou-se até que a solução ficasse homogeneizada, finalizado com a rotulação do balão contendo todos os dados necessários para sua identificação.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Para a obtenção da solução de NaOH e HCL, foi necessário fazer alguns cálculos de concentração de soluto, o que significa quanto soluto está presente em um volume ou massa específica. Existem muitas maneiras pra exprimir a concentração de uma solução, as mais comuns são:
- Molaridade ou concentração molar:
É quantidade de soluto, em mol, dissolvidos num volume de solução em litros.
[pic 1]
Ou
n1/V[pic 2]
Vale ressaltar que o Nº de moles de uma substância está relacionado à sua massa em gramas pelo peso molecular (PM), teremos:
[pic 3]
- Molalidade:
A molalidade (m) se define como o número de moles de soluto por quilograma de solvente.
[pic 4]
Solução de 250 mL de NaOH 0,1 mol/L
Seguindo o rotulo do frasco, o hidróxido de sódio tem 40 gramas por mol e geralmente 97% de pureza. Dessa maneira, como é necessário preparar uma solução 0,1 mol e sabendo que 1 mol de NaOH tem 40 gramas, 0,1 tem 4 gramas. Segue a formula:
1 mol NaOH ------ 40 g
0,1 mol NaOH ------ x g
x = 4 gramas
Como só são necessários 250 mL de solução, e sabendo que em 1 litro (1000 mL) precisa-se de 4 gramas, em 250 mL é necessário 1 grama. Pois:
...