Pratica de Ensino e Vivencia Disciplina: Química Geral
Por: Maely Albuquerque • 13/12/2021 • Trabalho acadêmico • 474 Palavras (2 Páginas) • 111 Visualizações
Nível de Ensino: 9° ano do ensino fundamental
Turma: 2021
Disciplina: Química Geral
Tema da aula: Modelos atômicos
Tempo de duração da aula: 40 minutos
CONTEÚDOS
Modelos atômicos clássicos:
Dalton;
Thomson;
Rutherford;
Rutherford-Bohr.
OBJETIVOS
- Compreender a evolução dos modelos atômicos através da história e as suas limitações;
- Identificar os modelos atômicos propostos pelos cientistas, por meio de análise das teorias;
- Utilizar os conhecimentos adquiridos na realização de uma atividade lúdica .
RECURSOS
Cartolina, lápis de cor, hidrocor ou giz de cera, material impresso.
ETAPAS DA AULA
INTRODUÇÃO AO TEMA
Deve-se propor aos estudantes, com base nos conhecimentos adquiridos em aula expositiva dialogada anterior, que respondam a questão disparadora:
“Quais as são as diferenças entre os modelos atômicos mais conhecidos”
DESENVOLVIMENTO DA AULA
Os estudantes serão separados em grupos e serão estimulados a responder o questionamento anterior, levando em consideração as limitações de cada método e a evolução que houve entre eles, tal questionamento deve ser anotado em uma folha com o nome dos integrantes do grupo e entregue ao professor junto com o mapa mental.
Nesse primeiro momento o professor não deve interferir nas hipóteses levantadas, depois, com acesso ao material de apoio contendo as teorias dos modelos atômicos trabalhados, os estudantes deverão fazer as mudanças necessárias nas hipóteses levantadas e seguir para a próxima etapa da construção do mapa mental com as características de cada teoria.
ATIVIDADES PARA OS ESTUDANTES
Responder a questão geradora “quais as são as diferenças entre os modelos atômicos mais conhecidos” em uma folha e colocar o nome dos integrantes do grupo.
Em seguida, serão sorteados os quatro modelos entre os grupos, se possível deixar dois grupos por modelo, para que haja uma comparação entre os mapas mentais apresentados.
Os estudantes devem ser orientados a colocarem no mapa mental itens básicos como: teoria, limitação da teoria, ilustração do átomo, chamando a atenção para que partículas diferentes sejam representadas por cores diferentes e seus respectivos tamanhos devem ser levados em consideração na ilustração.
Ao final, cada grupo irá apresentar o seu mapa mental e os demais estudantes e professor poderão fazer observações. Nos grupos com mesmo tema serão observadas as diferenças e semelhanças apresentadas.
AVALIAÇÃO
Serão avaliados durante o processo de construção do mapa mental, o conhecimento prévio do aluno, bem como seu poder de avaliação e senso crítico ao questionar teorias já existentes, e o trabalho feito pelos demais grupos. Também será avaliada a capacidade de tornar palpável, por meio da ilustração, uma teoria antes escrita em palavras.
...