Produçao de cerveja com vitamina C
Por: Pâmela Barbosa • 14/1/2016 • Trabalho acadêmico • 4.881 Palavras (20 Páginas) • 445 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO- UFOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS - ICEB
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
PROJETO AMBIENTAL - HINDALCO
PÂMELA BARBOSA REIS
HIGOR GOMES MARTINS
DIEGO BARTOLOMEU
OURO PRETO
2014
Sumário
1. A empresa
2. O processo
2.1. Historia
2.2. Etapas do processo Bayer
2.2.1. Moagem Úmida
2.2.2. Predessilicação
2.2.3. Digestão
2.2.4. Classificação, lavagem e filtração da areia
2.2.5. Espessadores de Lama
2.2.6. Filtros de Lama e Neutralização
2.2.6.1.1.1.1. Reações de neutralizção :
3. Resíduos gerados no processo Bayer
4. Lama vermelha
4.1. Caracteristicsas Gerais
4.2. Composição da lama
4.3. Impactos ambientais
4.4. Classificação
4.5. Método de disposição final da lama vermelha
4.6. Aplicações alternativas para a lama vermelha
5. Legislação Ambiental
5.3. Deliberação COPAM 01/1989
5.4. Deliberação COPAM 117/2008
5.5. Resolução CONAMA 06/1988
6. Dimensionamento do espessador
6.2. Dimensionamento
6.2.1. Area do Espessador:
6.2.2. Tempo de residência da partícula no espessador
6.2.3. Velocidade Horizontal
7. Conclusão
8. Referencias:
- A empresa
Em uma unidade comprada da Novelis, em Ouro Preto (MG), a indiana Hindalco começou no ano de 2013 a montar uma indústria química para produzir hidratos e aluminas especiais. Controlada pelo conglomerado Aditya Birla, sediado em Mumbai, a Hindalco também produz aluminas especiais na Índia.
A Hindalco já opera indiretamente no Brasil com a Novelis, sua subsidiária em laminação de alumínio. Com a fábrica mineira, dá início as suas operações no país com a marca "mãe", por meio de sua controlada criada para o novo projeto, a Hindalco Brasil. A unidade em Ouro Preto já produziu alumina no passado e estava fechada desde 2009. Foi comprada em 2013, após dois anos de estudos do grupo indiano.
O objetivo da Hindalco é produzir hidratos e aluminas especiais tanto para o mercado local como para exportação. Em até três anos, a empresa planeja finalizar os investimentos previstos no desenvolvimento dos produtos e levar a fábrica a sua plena capacidade.
Os hidratos são comprados principalmente por empresas de tratamento de água. Já as aluminas especiais - derivadas dos hidratos - são mais vendidas para as indústrias de refratários, catalisadores, isoladores e automotiva (para velas de veículos).
Apesar de também serem obtidos a partir da bauxita, os hidratos e aluminas especiais são diferentes da alumina metalúrgica, que origina o alumínio. A produção não é eletrointensiva e é feita exclusivamente por processos químicos. Segundo Eli Araújo, gerente geral, a bauxita utilizada pela Hindalco é trazida de uma mina que está a 120 km de Ouro Preto, em Santa Bárbara (MG), cujos direitos minerários são da empresa indiana.
Figura 1: Vista Geral da Empresa
[pic 1]
Fonte: De Laia
- O processo
- Historia
Anteriormente à invenção do Processo Bayer, que aconteceu entre 1886 e 1892, a alumina era produzida na Europa e nos EUA pelo método de Saint- Claire Deville, também conhecido como processo de Le Chatelier – Morin.
Por esse método, a bauxita era submetida a calcinação, em mistura com barrilha, a 1000 ºC, produzindo-se clinquer contendo aluminato de sódio, pela lixiviação do clinquer, o aluminato passava à solução, de onde se precipitava a alumina hidratada por injeção de CO2.
...