REAÇÕES QUIMICAS E UM ESTUDO APLICADO: TRATAMENTO PRIMARIO DE AGUA
Por: mauro montalvao • 30/10/2016 • Artigo • 764 Palavras (4 Páginas) • 630 Visualizações
REAÇÕES QUIMICAS E UM ESTUDO APLICADO: TRATAMENTO PRIMARIO DE AGUA
Ana Carolina Barrem Silva (169142067) Jeandavi Barbosa (020151070) Joao Vitor da Silva dos Santos (144142041)
Orientador: Luciana de Meneses
Palavras Chave: Reação química, substâncias e transformação
Resumo
Com o conhecimento teórico adquirido em sala de aula e através do experimento realizado no laboratório de práticas da UNIFACS, foi possível identificaralgumas reações químicas, correlacionando o experimento com a etapas de um processo de tratamento de água potável que utilizamos no dia a dia
Introdução
Reação química é um fenômeno onde os átomos permanecem inalterados. Durante as reações, as moléculas iniciais (reagente) são “desmontadas” e os seus átomos são reaproveitados para “montar” novas moléculas (produto).“Numa reação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos”. (LAVOISIER, XVII).
Há 4 evidências que indicam a formação de uma nova substância, como: mudança de cor, mudança de temperatura, liberação de gás e formação de precipitado
As reações químicas podem ser classificadas em 4 tipos: síntese ou adição, queé a reação onde duas ou mais substâncias reagem para se transformar em uma.Análise ou decomposição, queé a reação onde uma substância se divide em duas ou mais substâncias de estrutura mais simples. Simples troca ou deslocamentoé a reação onde uma substância simples troca de lugar com um elemento de uma substância composta, se transformando em uma nova substância simples.Dupla trocaé a reação onde duas substâncias compostas reagem e trocam seus elementos, se transformando em duas substâncias também compostas.
Segundo Lavoisier (XVII) "Na natureza nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma".
.
Experimental
Materiais Usados:
Parte I:
Tubos de ensaio - 5uni;
Parte II:
Béquer 400ml – 1uni;
Béquer 100ml – 4uni;
Reagentes
Parte I:
Solução de cloreto de sódio(NaCl);
Solução de nitrato de prata(AgNO3);
Magnésio metálico (Mg)
Ácido clorídrico (HCl);
Dicromato de potássio (K2Cr2O7);
Cristais de ácido ascórbico (C6H8O6);
Solução de NaOH;
Solução de HCl;
Parte II:
Solução de água barrenta;
Ácido clorídrico;
Óxido de cálcio(CaO);
Sulfato de alumínio saturado(Al2(SO4)3);
Procedimento Experimental:
Parte I:
Foram coletadas com a ajuda de umas pipetas, e distribuídas em cinco tubos de ensaio, vários reagentes misturados.
Na sequência, foi adicionado os reagentes em cada tubo de ensaio e logo em seguida foi observado a reação entres esses reagentes e apenas nos tubos 4 e 5 foi feito a medição da temperatura dos materiais e depois misturado e feito novamente.
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
Parte II:
Foram distribuídas igualmente 400 ml de agua barrenta em quatro béquer, e em seguida foi adicionado alguns reagentes em béquer diferentes e misturado.
Na sequência, foram agitados os reagentes em béquer e logo em seguida foi observado as reações entres esses reagentes e a água barrenta, e observado em qual substancia a água barrenta teve uma decantação em maior velocidade.
[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]
[pic 11]
Resultados e Discussão
.Parte I :
- Tubo 01, a solução de cloreto de sódio é incolor logo quando foi adicionado a solução de nitrato de prata a solução ficou branca, mas logo depois começou a voltar a ser incolor, porem formou-se um corpo de fundo branco.
- Tubo 02, ao agitar a solução misturadas com os reagentes, a solução ficou com uma coloração branca e ocorreu uma eliminação de gás.
- Tubo 03, o dicromato de potássio contém uma coloração laranja, quando foi adicionado alguns cristais de ácido ascórbico o sistema adquiriu uma coloração verde escuro.
- Tubo 04, foi medido a temperatura do NaOH, e percebemos que a solução adquiriu a temperatura ambiente de 20°C.
- Tubo 05, foi medido a temperatura do HCl, e percebemos que a solução adquiriu a temperatura ambiente de 20°C.
- Quando misturamos os tubos 4 e 5, percebemos que ocorreu uma liberação de energia, a solução adquiriu uma temperatura de 45°C.
Parte II:
- Béquer 01, a solução teve ph = 7 e demorou de decantar.
- Béquer 02, a solução teve ph = 7 e demorou de decantar.
- Béquer 03, a solução teve ph = 0 e ela decantou mais rapidamente do que as soluções 1 e 2.
- Béquer 04, a solução teve ph = 14 e ela foi a que teve a maior velocidade para decantar, como podemos notar na imagem 01.
Conclusão
Através deste experimento realizado no laboratório da UNIFACS, aumentamos o nosso conhecimento sobre ocorrência de uma reação química, classifica-las, representá-las através de uma equação química e aprendemos sobre algumas etapas do processo de tratamento de agua potável.
...