RELATÓRIO REFERENTE Á PRÁTICA DE PROPRIEDADES PERIÓDICAS.
Por: Rezende Santos • 9/11/2015 • Artigo • 2.237 Palavras (9 Páginas) • 426 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
EDSON CARLOS DE SOUZA SANTOS NASCIMENTO
IARLEI VITOR SOARES SANTOS NUNES
DANIEL VACCAREZZZ BATISTA
SALVADOR - BA
2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
EDSON CARLOS DE SOUZA SANTOS NASCIMENTO
IARLEI VITOR SOARES SANTOS NUNES
DANIEL VACCAREZZZ BATISTA
RELATÓRIO REFERENTE Á PRÁTICA DE
PROPRIEDADES PERIÓDICAS.
CURSO: ENGENHARIA QUÍMICA,
DISCIPLINA QUÍMICA GERAL I,
1º SEMESTRE. PROFESSOR: JORGE
SALVADOR - BA
2015
RESUMO
Analisar as propriedades oxidantes e redutoras de algumas espécies químicas, em função das propriedades periódicas na aula de laboratório, nos levou a ampliar nossos conhecimentos, pois foi possível enxergar com clareza o processo de oxidação e redução, ficando bem definido que o agente redutor, por possuir maior raio atômico tendo mais facilidade de perder elétrons, se oxida para poder reduzir o outro elemento, que em situação aquosa pode se verificar o PH com um indicador ácido base fenolftaleína·.
Palavra Chave: Propriedades Periódicas, ácidos, base, redutor, oxidante, metais, halogênios.
ABSTRACT
Analyze the oxidizing and reducing properties of some chemical species, according to the periodic properties in laboratory class, led us to expand our knowledge, it was possible to see clearly the oxidation and reduction process, with well-established that the reducing agent, for have larger atomic radius having an easier time losing electrons, is oxidized in order to reduce the other element, which in aqueous situation can check the pH with an acid base indicator phenolphthalein.
Keyword: Periodic Properties, acid, base, reducing, oxidizing, metals, halogens.
SUMÁRIO
1. Referencial Teórico
2. Objetivo
3. Parte experimental
3.1 Materiais e reagentes
3.2 Procedimentos experimentais
4. Resultado
5. Discussões
6. Conclusão
7. Referências Bibliográficas
1. REFERENCIAL TEÓRICO
Observa-se a tendência de certos elementos a relacionar-se reativamente com outros isso pode ser visto, na análise da tabela periódica, como exemplo pode-se observar o Sódio (Na), o Magnésio (Mg) e Alumínio(Al) elementos pertencentes ao terceiro período da tabela que são bastante eletropositivos, pois possuem entre 1 e3 elétrons na camada de valência, ou seja tem maior tendência a ceder elétrons, oxidando-se, consequentemente possuem uma alta reatividade. Funcionando como um agente redutor. Com tendências diferentes as dos metais estão os halogênios, localizados na família VIIA da tabela periódica. Estes elementos são providos de 7 elétrons em sua camada de valência, portanto, são altamente eletronegativos. Consequentemente, eles têm a tendência de receber um elétron, reduzindo-se, e formando íons monovalentes negativos. Funcionando como um agente oxidante. Além de metais e halogênios existem outros grupos de elementos com propriedades químicas semelhantes, como exemplo um grupo, denominado funções químicas. As principais funções são ácidos, bases sais e óxidos. Existem varias teorias que focam nos conceitos de acidez e basicidde das substancias entre elas estão a Teoria da Dissociação iônica de Arrehenius, segundo ele todo acido sofre ionização em solução aquosa, formando assim um único tipo de íon positivo o H+, enquanto as bases são compostas que sofrem dissociação iônica em meio aquoso liberando um único tipo de íon negativo OH-, Para Arrehenius uma reação ácido-base é a neutralização do H+, pelo H- formando água. Em 1923 Bronsted e Lowry introduziram um novo conceito, de acordo com eles “ácidos são espécies doadoras de prótons (H+), e bases espécies aceptoras de prótons”, ou seja, bases são espécies com um par de elétrons livres, sendo elas negativas ou neutras. Segundo Bronsted e Lowry uma reação ácido-base é uma transferência prótica. A definição mais atual para ácidos e bases foi proposta por Lewis. Em sua teoria acido e toda espécie química que recebe par de elétrons de elétrons por meio de ligação coordenada e as bases são as doadoras do par eletrônico. Para Lewis a reação ácido-base é uma transferência de par eletrônico.
2. OBJETIVO
- Analisar o caráter redutor de elementos de um mesmo período tendo comoexemplares o sódio (Na), magnésio (Mg) e alumínio (Al).
- Analisar o caráter oxidante dos halogênios tendo como exemplares o
Cloro (Cl), bromo (Br) e iodo (I).
- Com o uso do indicar ácido-base, identificar o caráter funcional das substâncias.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1. MATERIAIS e REAGENTES
PARTE I – PROPRIEDADES REDUTORAS DOS METAIS
Pinça
Espátula
Papel de filtro
Cápsula de Porcelana
Proveta
Água destilada
Fenolftaleína (indicador ácido-base)
Tubo de ensaio
Água destilada
Sódio (Na(s))
Magnésio (Mg(s))
Alumínio (Al(s))
PARTE II – CARÁTER OXIDANTE DOS HALOGÊNIOS
Tubo de ensaio
Pipeta graduada
Pipetador
Solução de brometo de sódio (NaBr) 0,1 mol/L
Heptano (solvente orgânico)
Cl(aq) (água de cloro)
Solução de iodeto de sódio (NaI) 0,1 mol/L
...