RELATÓRIO AULA PRÁTICA: REAÇÕES QUÍMICAS – O PODER DA TRANSFORMAÇÃO
Por: litopenaeus • 28/8/2017 • Relatório de pesquisa • 1.032 Palavras (5 Páginas) • 940 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA – DBQ
QUÍMICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOCENTE: GIULIANNA PAIVA VIANA DE ANDRADE SOUZA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: REAÇÕES QUÍMICAS – O PODER DA TRANSFORMAÇÃO
DISCENTES:
LICIA MARIA DO NASCIMENTO
LUCIANO DE FREITAS BARROS NETO
RENATA LILIAN DANTAS CAVALCANTE
NATAL/RN
MAIO 2017
Introdução:
No nosso cotidiano estamos sempre realizando reações químicas ou utilizando-as sem sequer nos darmos conta. Desde fazer um bolo a digestão desse alimento reações químicas estão ocorrendo, e ocorrendo a todo momento a nossa volta. O preparo de alimentos, a combustão nos automóveis, a formação da ferrugem e a fabricação de remédios, são exemplos de processos diários realizados devido a reações químicas.
As substâncias possuem o caráter de combinar-se entre si, transformando-se assim em novas substâncias. Estas transformações recebem o nome de Reações Químicas. A Reação Química então é um fenômeno onde ocorre transformação da matéria inicial (reagentes) em novos compostos (produtos). Durante essa transformação ocorrem alterações relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas dos reagentes para formar um produto com novas conexões atômicas e nova geometria.
A reação química ocorre respeitando a Lei de Lavoisier que diz “Numa reação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.” Ou seja, durante reação química não há matéria perdida e sim transformada. Essa afirmação é condizente com a famosa frase também de Lavoisier, que diz: "Na natureza nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma".
A forma que se utiliza para representar uma reação química é denominada de equação química. Nela estão representados os elementos envolvidos na reação e como ocorreu essa transformação. A equação química é representada da seguinte forma: reagentes → produtos. Ex.: 2H2 + O2 → 2 H2O
As reações químicas são classificadas em quatro tipos: síntese ou adição, análise ou decomposição, simples troca ou deslocamento e dupla troca. As reações químicas não ocorrem com a mesma velocidade: umas são mais rápidas, outras são bem lentas e existem alguns fatores que podem alterar a velocidade das reações, como exemplo: temperatura, superfície de contato, o uso de catalizadores entre outros.
Objetivos:
A aula prática realizada pela docente Giulianna Paiva, no dia 09/05/2017 tinha como objetivo consolidar o conteúdo de reações químicas, focando na compreensão das etapas da reação química e os fatores que se integram a elas.
Metodologia:
A turma foi dividida em dois grupos e após isso a aula prática foi divida em 4 experimentos, esses se constituíam em:
1º Experimento: Fator temperatura influenciando na velocidade da reação química.
2º Experimento: Quantidade da superfície de contato interferindo na velocidade da reação química.
3º Experimento: Concentração de substrato e a sua influencia na velocidade da reação química.
4º Experimento: O uso de um catalizador na reação química.
No 1º experimento nomeamos três béqueres da seguinte forma: quente, natural e gelada, e adicionamos em cada béquer 50 ml de água em temperatura morna, ambiente e gelada respectivamente. Após isso adicionamos ½ sonrisal (comprimido efervescente) ao mesmo tempo nos três béqueres. Observamos o tempo de reação de cada béquer e anotamos os resultados.
No 2º experimento usamos dois béqueres e adicionamos 100 ml de água na mesma temperatura em cada um dos béqueres. Maceramos com o pistilo ½ sonrisal. Após isso colocamos em um dos béqueres ½ comprimido de sonrisal inteiro e ½ comprimido de sonrisal macerado ao mesmo tempo nos dois béqueres. Observamos as reações de cada béquer e anotamos os resultados.
No 3º experimento usamos dois tubos de ensaio e lãs de aço. No tubo 1 (T1) colocamos 5 ml de sulfato de cobre (CuSO4) e no tubo 2 (T2) acrescentamos 1 ml de sulfato de cobre (CuSO4) mais 4 ml de água. Fizemos comas lãs de caço bolinhas bem compactadas e no mesmo momento colocamos as bolinhas em cada tubo. Observamos por 5 minutos e anotamos os resultados.
No 4º experimento usamos dois pedaços de batata em placas de petri, sendo uma cozida e uma crua. Adicionamos ao mesmo tempo nas batatas 5 gotas de água oxigenada a 10 volumes. Após isso observamos as reações que ocorreram em cada pedaço de batata e anotamos os resultados.
Resultados e conclusões:
- 1º Experimento:
TABELA DOS RESULTADOS PARA EXPERIMENTO Nº 1
Condições | Velocidade da reação |
Água Quente | Reação mais rápida |
Água Natural | Reação intermediaria |
Água Gelada | Reação mais lenta |
No 1º experimento obtivemos uma reação mais rápida no béquer que continha água quente. A reação de efervescência ocorreu de forma mais lenta na água gelada e de forma intermediaria na água em temperatura ambiente. Com esse resultado podemos concluir que quanto maior a temperatura maior será a velocidade da reação. E que as reações possuem uma temperatura ótima para ocorrerem.
...