RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS
Por: DiegoScaquetti • 25/4/2022 • Relatório de pesquisa • 2.319 Palavras (10 Páginas) • 602 Visualizações
FACULDADE CAPIXABA DA SERRA – MULTIVIX
DISCIPLICA: QUÍMICA GERAL
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
PROFESSOR: ROGÉRIO GONÇALVES SARMENTO JUNIOR
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nº 03: FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS
DIEGO DE CARLI SCAQUETTI
FILIPE SOUZA LUIZ
HOSANA BRAGA
LEANDRO PEREIRA BATISTA
LUAN ALVES DA SILVA
WAGNER JOSÉ DOS SANTOS
SERRA /ES
2022
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Objetivo 3
3. Materiais e reagentes 3
4. Procedimento experimental 4
5. Análise e discussão dos resultados 4
6. Conclusões 5
7. Anexos 5
8. Referências bibliográficas 5
Introdução
Fenômeno é tudo aquilo que acontece, tudo que ocorre é um fenômeno e essa ocorrência pode estar relacionada a dois fenômenos diferentes, fenômenos físicos e fenômenos químicos.
Fenômenos físicos são aqueles onde não ocorrem a alteração das estruturas das substâncias que formam aquela mistura. Esses fenômenos podem ser considerados quando ocorrerem alterações de mudanças de estados das substancias, sendo elas: Fusão (sólido para líquido), solidificação (líquido para sólido), vaporização (líquido para gasosos), condensação (gasoso para líquido) e a sublimação (passagem sólido para gás). Como exemplo pode-se citar a transformação da água em gelo, que ao se tornar sólido, a água não perde sua composição química original, ocorrendo apenas uma mudança em seu estado físico. Outro exemplo é a dissolução da água dentro de um copo cheio de água, onde não há alteração das composições da água ou do açúcar
Fenômenos químicos são aqueles onde ocorrem a alteração na estrutura das substâncias misturadas. São evidências desta alteração, quando se realiza a mistura dos elementos: liberação de gás; formação de um sólido, líquido e/ou gás; mudança de cor dos elementos e mudança de temperatura. Esses elementos são chamados Reagentes e a substância final gerada com essa mistura Produto. Como exemplo pode-se citar a combustão de um palito de fósforo que ao ser aquecido reage com o ar e forma cinzas e fumaça, elementos totalmente diferentes dos iniciais.
Objetivo
Este relatório tem como objetivo, demonstrar as os resultados dos experimentos realizados durante a aula prática no laboratório de química que trata dos fenômenos físicos e químicos de substância.
Com essas substâncias foi possível identificar in loco essas diferenças.
Materiais e reagentes
Para realização destes experimentos foram utilizadas as seguintes substâncias e materiais:
- Bico de Bunsen;
- Tubos de ensaio;
- Estante para tubos;
- Pinça de madeira;
- Chumbo (Pb);
- Zinco (Zn);
- Sacarose (C12H22O11) Cloreto de Sódio (NaCl);
- Ácido clorídrico 1M (HCl);
- Sulfato de sódio (Na2SO4);
- Cloreto de Bário (BaCl2);
- Cloreto de ferro III (FeCl3);
- Tiocianato de amônio (NH4SCN).
Procedimento experimental
O experimento foi dividido em 4 fases, onde foi possível verificar cada fenômeno característico das reações químicas e físicas.
A – Aquecimento
Neste experimento foi aquecida, utilizando uma chama do bico de Bunsen, uma pequena porção de sacarose em um tubo de ensaio até chegar na sua carbonização e deixado esfriar para observar o elemento gerado.
B – Dissolução
Neste experimento foram feitas análises em 2 diferentes misturas, sendo elas: Cloreto de Sódio + Água e Zinco + Ácido Clorídrico.
Mistura 01 – Foi colocado em um tudo de ensaio uma pequena quantidade cloreto de sódio e água destilada suficiente para realizar a dissolução do sódio e essa solução foi aquecida em uma chama do bico de Bunsen até que o sal retorne ao estado sólido.
Mistura 02 – Foi colocado em um tudo de ensaio um pequeno pedaço de zinco, acrescentado a esse tubo 2 ml de ácido clorídrico e aguardado até que não se notasse mais a presença de zinco. Após isso, o tubo foi aquecido até evaporar todo ácido clorídrico e observado o resultado.
C – Precipitação
Para esse procedimento foi realizada a mistura de 1ml de solução de sulfato de sódio e 1ml de cloreto de bário em um tudo de ensaio, realizada a agitação do mesmo e o tubo colocado na estante para deixar o material precipitar e observado o resultado.
D – Coloração
No procedimento de coloração foram utilizadas 2 substâncias reagentes: Cloreto de ferro III e tiocianato de amônio. Foram utilizados 1ml de cada substância e ambas foram colocadas em um mesmo tudo de ensaio, realizado a agitação do mesmo e observado o resultado.
Análise e discussão dos resultados
Procedimento Experimental – Aquecimento
Neste procedimento foi possível observar a mudança de coloração da sacarose e a solidificação após o aquecimento. Antes do aquecimento a sacarose estava granulada e após, ficou como um único pedaço. Também foi possível observar que em um momento do aquecimento a substância esteve em estado líquido.
...